Correlação entre a formação do Curso de Especialização em Saúde da Família UNA-SUS UNIFESP e a prática profissional dos estudantes

Autores

  • Maria Elisabete Salvador Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal de São Paulo
  • Rita Maria Lino Tarcia Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal de São Paulo
  • Marlene Sakumoto Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal de São Paulo
  • Daniel Almeida Gonçalves Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal de São Paulo
  • Morris Pimenta de Souza Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal de São Paulo
  • Marco Antonio Manfredini Universidade de São Paulo
  • Silvio Carlos Coelho de Abreu Hospital Santa Marcelina de São Paulo
  • Felipe Vieira Pacheco Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal de São Paulo
  • Daniel Lico dos Anjos Afonso
  • Ana Lucia Pereira Universidade Federal de São Paulo
  • Paulo Bandiera Paiva Universidade Federal de São Paulo
  • Jorge Harada Universidade Federal de São Paulo

Resumo

Introdução: a manutenção da qualidade dos cursos de especialização na modalidade a distância requer criteriosos estudos considerando-se o percurso pedagógico, as tecnologias educacionais adotadas, mas, sobretudo, a aproximação da prática profissional. Objetivo: analisar a correlação do curso Especialização em Saúde da Família UNA-SUS Unifesp com a prática profissional dos estudantes, considerando-se aspectos pedagógicos e tecnológicos. Método: trata-se de um estudo observacional, retrospectivo, descritivo e exploratório de abordagem quantitativa, realizado em 2018 e 2019. O curso contou com 600 médicos que atuam na Atenção Básica e desses, 302 responderam instrumento de avaliação. A análise dos dados foi descrita por números absolutos e correspondentes frequências percentuais. Resultados e Discussões: foi possível observar o desempenho relevante dos tutores e a qualidade/aproximação dos conteúdos/atividades com a prática profissional dos estudantes em respostas categorizadas como “ótimo” (77% e 73%), respectivamente. Conclusão: os melhores resultados para os pacientes, comunidade e sociedade estão ligados diretamente aos eventos educacionais de qualidade, em que o objetivo final é melhor definido por esforços rigorosos de avaliação dos cursos. É premente analisar as ofertas de especialização na modalidade a distância para qualificação de profissionais em Atenção Básica sob a ótica dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elisabete Salvador, Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal de São Paulo

Docente e Chefe de Disciplina 2016-2018. Reeleita 2019-2021 - Depto de Informática em Saúde da UNIFESP. Assessora de TI da Superintendência do Hospital São Paulo, HU da UNIFESP. Coordenadora de Educação a Distância (EaD) e Metodologia Científica / TCC dos Cursos de Especialização UNA-SUS Programa Mais Médicos, polo Unifesp desde 2010. Coordenadora do Módulo "TI em Serviços de Saúde" dos Cursos de Especialização Gestão em Enfermagem da Universidade Aberta do Brasil, Unifesp. Docente responsável pela Disciplina "Ciências da Saúde" dos Cursos de Especialização Informática em Saúde da Universidade Aberta do Brasil, Unifesp. 

Rita Maria Lino Tarcia , Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal de São Paulo

Doutora e Mestre em Linguística: Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP); licenciada em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). É professora a Adjunta do Departamento de Informática em Saúde (DIS) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Coordenadora Pedagógica do Curso de Especialização em Saúde da Família da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UNIFESP). É docente e orientadora credenciada do Programa de Mestrado Profissional de Ensino em Ciências da Saúde do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS/UNIFESP) desenvolvendo pesquisas nas linhas de Avaliação, Currículo, Docência e Formação em Saúde. 

Marlene Sakumoto, Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal de São Paulo

Mestrado em Ciências da Saúde pela UNIFESP (2019). Especialização em Análise de Sistemas pelas Faculdades Associadas de São Paulo (1989) e graduação em Processamento de Dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1988). Servidora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) desde 1990, pelo Departamento de Informática em Saúde da UNIFESP (1990-2010), pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNIFESP (2010-2018) e atualmente na Superintendência da Tecnologia da Informação da UNIFESP. Atualmente, participa da Coordenação de Tecnologia da Informação no curso de Especialização em Saúde da Família da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UNIFESP).

Daniel Almeida Gonçalves, Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (1999), mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica (2009) e Doutorado em Saúde Coletiva (2012) pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente, é coordenador pedagógico do curso de Especialização em Saúde da Família/UNASUS Unifesp, Médico Tecnico Admisnistrativo em Educação do Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP/EPM, preceptor da residência médica de Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal de São Paulo e Coordenador de Educação Médica da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - SPDM/PAIS. 

Morris Pimenta de Souza, Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (2006) com residência médica em Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo. É membro da coordenação da UNASUS-UNIFESP desde 2017, atuando como apoio para desenvolvimento de conteúdos inovadores e apoio técnico, bem como tutor do Programa Mais Médicos do Brasil, pela EBSERH e vinculado a Insituição Superviora Santa Marcelina na Região Metropolitana de São Paulo. 

Marco Antonio Manfredini, Universidade de São Paulo

Doutorado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, na área de concentração de Serviços de Saúde Pública, em 2011. Concluiu o Mestrado em Ciências (2006), no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Coordenadoria de Controle de Doenças- CCD, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. É graduado em Odontologia (1983) pela Universidade de São Paulo e Especialista em Saúde Pública (1986) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Especializou-se em Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (2010). Atualmente, é Pesquisador do Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (CECOL/USP). É coordenador de tutoria do Curso de Especialização em Saúde da Família da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal de São Paulo (UnASUS- Unifesp).

Silvio Carlos Coelho de Abreu, Hospital Santa Marcelina de São Paulo

Graduação em Odontologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1993), especializações em Saúde Pública (1999) e Estomatologia (2001), mestrado em Odontologia (Deontologia e Odontologia Legal) pela Universidade de São Paulo (2009), doutorado em Odontologia Social pela Universidade de São Paulo, em andamento. Coordenador do setor de Educação à Distância do Hospital Santa Marcelina. Coordenador de tutoria do Curso de Especialização em Saúde da Família UnA-SUS/UNIFESP (2014-atual); Coordenador do Programa de Monitoramento do Câncer Bucal no estado de São Paulo (2015-atual).

Felipe Vieira Pacheco, Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Educação e Comunicação pela Universidad Nacional de Educación a Distancia - Espanha, é Especialista em Educação a Distância e possui graduação em Letras - Língua Espanhola e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina. É coordenador da equipe produção de conteúdos EaD do projeto UnA-SUS da Universidade Federal de São Paulo.

Daniel Lico dos Anjos Afonso

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP); Mestre em Ciências no programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde (Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP - 2008) e graduado em Ciências da Computação (Universidade de Mogi das Cruzes/UMC -1999).  Coordenador de Tecnologia da Informação do Projeto UNASUS/UNIFESP (2010-Atual). Experiência de 20 anos na área de Informática em Saúde e Ciências da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, Educação a Distância, Mobile e-learning e aplicação de exames e processos de seleção por meio de computadores.

Ana Lucia Pereira, Universidade Federal de São Paulo

Universidade Federal de São Paulo.

Paulo Bandiera Paiva, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia da Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1989), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Informática em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança em sistemas distribuídos, registro eletrônico de saúde e biologia computacional.

Jorge Harada, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1983) e mestrado em Pediatria pela Escola Paulista de Medicina (1993). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, saúde, promoção de saúde, criança e cidadania e gestão em saúde.. Experiência na área de gestão pública da saúde, particularmente, no Sistema Único de Saúde (SUS).

Downloads

Publicado

2019-07-16