Correlação entre a formação do Curso de Especialização em Saúde da Família UNA-SUS UNIFESP e a prática profissional dos estudantes
Resumo
Introdução: a manutenção da qualidade dos cursos de especialização na modalidade a distância requer criteriosos estudos considerando-se o percurso pedagógico, as tecnologias educacionais adotadas, mas, sobretudo, a aproximação da prática profissional. Objetivo: analisar a correlação do curso Especialização em Saúde da Família UNA-SUS Unifesp com a prática profissional dos estudantes, considerando-se aspectos pedagógicos e tecnológicos. Método: trata-se de um estudo observacional, retrospectivo, descritivo e exploratório de abordagem quantitativa, realizado em 2018 e 2019. O curso contou com 600 médicos que atuam na Atenção Básica e desses, 302 responderam instrumento de avaliação. A análise dos dados foi descrita por números absolutos e correspondentes frequências percentuais. Resultados e Discussões: foi possível observar o desempenho relevante dos tutores e a qualidade/aproximação dos conteúdos/atividades com a prática profissional dos estudantes em respostas categorizadas como “ótimo” (77% e 73%), respectivamente. Conclusão: os melhores resultados para os pacientes, comunidade e sociedade estão ligados diretamente aos eventos educacionais de qualidade, em que o objetivo final é melhor definido por esforços rigorosos de avaliação dos cursos. É premente analisar as ofertas de especialização na modalidade a distância para qualificação de profissionais em Atenção Básica sob a ótica dos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.