Curso “Judicialização da Saúde na Atenção Domiciliar”

análise de acessibilidade

Autores

  • Rita de Cássia dos Santos Nunes Lisboa Universidade Aberta do SUS - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Márcia Maria Pereira Rendeiro Universidade Aberta do SUS - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Introdução: A inclusão digital de pessoas com deficiência visual depende de ações que tornem ambientes virtuais de aprendizagem acessíveis ao ensino e aprendizagem. Objetivo: esta pesquisa tem como objetivo avaliar o grau de acessibilidade, utilizando o software Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES), simulando o parâmetro de acessibilidade na inserção da URL da página do curso “Judicialização da Saúde na Atenção Domiciliar”, produzido e ofertado pela Universidade Aberta do SUS, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNA-SUS/UERJ), na modalidade a distância. Método: o método utilizado foi do tipo exploratório, de natureza quali-quantitativa; com amostragem referente ao percentual de acessibilidade, verificando as seguintes seções: (i) Marcação, (ii) Comportamento, (iii) Conteúdo/Informação, (iv) Apresentação/ Design, (v) Multimídia e (vi) Formulários.  O resultado apresentou que a página está conceituada como 80,61% acessível, sendo necessários doze (12) ajustes de “Erros” e vinte (20) “Avisos”, que representam ações a serem implementadas através das recomendações de boas práticas segundo o eMAG. Resultados: a partir dos resultados obtidos ficou evidenciado a necessidade de alguns ajustes. Conclusão: assim, consideramos que a utilização do software contribuiu positivamente para análise de acessibilidade do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia dos Santos Nunes Lisboa, Universidade Aberta do SUS - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Especialista em Educação Continuada e a Distância (FE/UnB), Especialista em Designer Instrucional (SENAI) e Mestre em Telessaúde (UERJ). Na Universidade Aberta do SUS/Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UNASUS-UERJ), foi responsável pelas ofertas dos cursos de especialização Mais Médicos, Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB, Curso Saúde da Família Espírito Santo e cursos autoinstrucionais.

Márcia Maria Pereira Rendeiro, Universidade Aberta do SUS - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em odontologia pela Universidade do Grande Rio, Mestrado em Odontologia (Odontologia Social) pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública. Tem experiência na área de Gestão em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de Programas e Serviços de Saúde, Análise de Políticas Públicas de Saúde, Telemedicina, Teleodontologia e Telessaúde. Atualmente, é Coordenadora Executiva da Universidade Aberta do SUS/MS/UERJ; Consultora do Programa Telessaúde Brasil/MS, Núcleo UERJ, Coordenadora Adjunta Mestrado Profissional Telemedicina e Telessaúde/UERJ. 

Downloads

Publicado

2019-07-16