A Abordagem Design Thinking como proposta de inovação social em um Programa de Visitação Domiciliar na Primeira Infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v4.n2.2019.a1

Resumo

Objetivo: Utilização da abordagem Design Thinking para melhoria dos protocolos de visitação através da criação de um protótipo escalável, atrativo e que forneça recurso de monitoramento dos resultados do Programa de Visitação Domiciliar “Jovens Mães Cuidadoras”. Método: Estudo de desenvolvimento tecnológico por prototipação através da abordagem Design Thinking (DT). Resultados: O protótipo foi criado em papel (cards) e, após a validação pelos participantes do programa, foi transformado em arquivo de texto digital, cuja íntegra está disponível no anexo deste artigo. Conclusão: o público-alvo deste Programa são gestantes adolescentes e crianças que vivem sob alta vulnerabilidade. Se a compreensão por parte dos gestores for padronizada e inflexível quanto à formulação do programa, corre-se o risco de se negligenciar as camadas que formam o ecossistema da criança atendida. Na melhor das hipóteses, pode-se projetar soluções ou intervenções que tenham um impacto social moderado; e, na pior das hipóteses, é possível que o programa, além de não ter eficácia, reforce as injustiças e a desigualdade social. Por esta razão, recomenda-se que qualquer programa ou serviço de impacto social priorize o desenho de escopo de forma a se adaptar ao contexto de sua aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Pola Baptista Coelho, Universidade de São Paulo

Mestre em ciências - Mestrado Profissional Atenção primária no SUS - e gestora em saúde. Mais de 8 anos de experiência em rede de atenção à saúde com foco em atenção primária. Gestão de equipes de saúde e coordenação de educação. Contratação de cursos, desenvolvimento de projetos de educação permanente e formação de facilitadores de educação em saúde. Apoio na construção do projeto pedagógico para implantação da Residência em Medicina da Família e Comunidade como dispositivo de gestão da rede de cuidado. Experiência em ensino e pesquisa em redes de atenção à saúde (RAS). Criação compartilhada de um protótipo para enfermagem na primeira infância utilizando Design Thinking e Metodologia Ágil. 

Lislaine Aparecida Fracolli, Universidade de São Paulo - Professora Associada Escola de Enfermagem

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Carlos (1987), mestrado em Educação Especial pelo Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1999). Realizou pós-doutorado na University of Toronto - Canadá (2006) onde pode aprofundar-se em metodologias de pesquisa quanto-qualitativas e promoção da saúde. Em 2012 pode aprofundar seu conhecimento em promoções da saúde e aprimorar as parcerias internacionais no âmbito da pesquisa através do estagio sênior em pesquisa realizado junto ao King's College - London (Inglaterra). Atualmente é livre-docente da Universidade de São Paulo, exercendo suas atividades vinculada ao Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem. Tem experiência teórica e pratica na área de Enfermagem na Atenção Básica, e vem dirigindo suas pesquisas para o estudo da prática de Enfermagem em Saúde Coletiva atuando nos seguintes temas: saúde coletiva, trabalho de enfermagem, formação de recursos humanos para a atenção primaria, avaliação de programas e serviços e promoção da saúde e desenvolvimento infantil. Desenvolve atividades de ensino no âmbito da graduação e pós-graduação na EEUSP. Possui experiência em projetos de extensão, no âmbito de parcerias junto as secretarias municipais e estaduais de saúde, voltados para a qualificação da atenção primaria a saúde das populações. Foi coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem na Atenção Básica. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional - Enfermagem na  Atenção Primária em Saúde no SUS.

Anna Maria Chiesa, Universidade de São Paulo - Professora Associada Sênior Escola de Enfermagem

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de São Paulo (1981) com habilitação em Saúde Publica pela Universidade de São Paulo (1982), Mestrado (1994) e Doutorado (1999) em Saúde Publica pela Universidade de São Paulo e Livre Docência em Enfermagem em Saúde Coletiva pela USP (2005). Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da EEUSP até 2017. Realizou estágio Pós Doc junto à Florence Nightingale School of Nursing and Midwifery, King's College London (2011). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Promoção da Saúde, Desenvolvimento Infantil, Saúde da Família, Saúde da Criança e Educação em Saúde. Consultora técnica da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Liderá-Lo do Grupo de Pesquisa Modelos Tecnoassistenciais e a Promoçao da Saúde (1999 a 2017). Membro do Comitê Cientifico do Núcleo Ciência Pela Infância. Professora Associada Sênior do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da EEUSP. Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora desde 2010.

Flavio Soares Correa da silva, Universidade de São Paulo - Professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1984) , mestrado em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Artificial Intelligence pela University Of Edinburgh (1992) . Atualmente é professor associado (MS-5) da Universidade de São Paulo e Research Fellow (Honorary) da University of Aberdeen. Tem experiência na Área de Ciência da Computação , com Ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial.

Hugo Macedo Ferraz e Souza Junior, FACULDADE DE MEDICINA DO ABC - DEPARTAMENTO DE SAÚDE DAS COLETIVIDADES

Médico de Família e Comunidade, possui Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, e exerce função Docente no Departamento de Saúde da Coletividade da Faculdade de Medicina do ABC, Coordenador do Programa de Residencia Médica em Medicina de Família e Comunidade da FMABC desde 2006. Atualmente é Coordenador Médico na Fundação ABC na Gestão da Rede Assistencial Municipal em São Mateus, Cidade de São Paulo, desde 2015. Com experiência em diversos Estados Brasileiros e no Exterior, atuou como Consultor e Apoiador Técnico no desenvolvimento de projetos em treinamento e capacitação de Recursos Humanos para a Secretaria de Saúde de Diadema - UNIFESP e Ministério da Saúde (2007-2008). Consultor e Assessor Técnico no desenvolvimento e gerenciamento de projetos em Saúde Pública/ Atenção Básica para Cidades dos Estados de São Paulo, Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais (2006-2009). Assessoria técnica Secretaria de Saúde do Município de São Bernardo do Campo (2008-2014) Atuando principalmente nas temáticas: Atenção Primária à Saúde/ Atenção Básica, Gestão, Ensino, Avaliação e Medicina de Família e Comunidade.

Letícia Aparecida da Silva, Universidade de São Paulo - Mestranda Escola de Enfermagem

Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Medicas da Santa Casa de São Paulo (2005). Atualmente é Enfermeira Supervisora Técnica em Projeto de Pesquisa do Instituto de Psiquiatria HC-USP em parceria com a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem e em Pesquisa Clinica desde 2009 com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, dependência química, CAPS, esquizofrenia refratária, esquizofrenia, enfermagem psiquiatria, desenvolvimento infantil, promoção da saúde, atenção básica, educação e pesquisa científica em saúde. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da USP (PPGE) na área de Enfermagem em Saúde Coletiva.

Downloads

Publicado

2019-12-20