A simulação como estratégia de formação de profissionais da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n1.2020.a1

Palavras-chave:

Acidentes de Trânsito, Prevenção de Acidentes, Exercício de Simulação

Resumo

Objetivo: O estudo teve como objetivo verificar se a participação no simulado sobre atendimento às vítimas de agravos em trânsito contribuiu para o aprimoramento dos conceitos, habilidades e conhecimento dos participantes. Métodos: A coleta de dados consistiu na abordagem das equipes, na qual foi entregue o questionário para o próprio participante responder. O instrumento foi composto por questões relacionadas às características sociodemográficas e sobre a participação no simulado. Os dados obtidos nos questionários foram analisados utilizando o programa estatístico Data Analysis and Statistical Software (Stata), versão 13, por meio de estatística descritiva. Resultados: A avaliação final da atividade feita pelos participantes foi positiva e evidenciou satisfação frente à assimilação de conteúdo teórico e prático e também ao aprimoramento de habilidades e conhecimentos. Conclusão: Considerando suas potencialidades e fragilidades, vê-se diversos benefícios para os que utilizam a simulação como metodologia. Com isso, faz-se necessário um constante investimento em novas metodologias de ensino para que estudantes e profissionais absorvam cada vez mais conhecimento e, assim, cometam menos erros.

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Biografia do Autor

Karla Rona da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Escola de Enfermagem

Doutora em Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte. Mestre em Ciências da Saúde pela UNINCOR / Betim. Especialista em Urgência e Atendimento pré-hospitalar Móvel pela Universidade Estácio de Sá/BH. Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é professora Adjunto II do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG) no Curso de graduação em Gestão de Serviços de Saúde. Professora e Sub-coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Líder do Núcleo de Pesquisa Gestão em Saúde - NUGES e Membro Titular no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Urgência e Emergência (NEPEU) ambos da EE/UFMG; e no grupo de Pesquisa do Núcleo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde (NUPES), da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pesquisadora desenvolvendo estudos relacionados aos temas: Enfermagem; Serviços e profissionais de saúde; Liderança; Trabalho em equipe; Gestão de Pessoas; Tomada de Decisão; Urgência e Emergência. 

Sara Moura Martins, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluna do Curso de Graduação em Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais.

Shirlei Moreira da Costa Farias, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluna do Curso de Graduação em Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais.

Alanna Gomes Silva, Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2020-04-17