Modelagem Descritiva de um Repositório Institucional de Protocolos de Cuidado à Saúde em hospitais universitários brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v4.n2.2019.a7

Resumo

Introdução: O volume de informação técnico-científica produzida nas instituições de saúde tem crescido exponencialmente; e reuni-las, armazená-las, recuperá-las e facilitar seu acesso torna-se, então, um desafio. O objetivo do trabalho é construir a modelagem descritiva de um Repositório Institucional (RI) de Protocolos de Cuidado a Saúde que possa atender a essa demanda e ainda otimizar os processos de trabalho e melhorar a qualidade assistencial nos hospitais universitários brasileiros. Métodos: Estudo híbrido de produção e pesquisa metodológica de um RI de Protocolos de Cuidado a Saúde permeada por três etapas: Observação, Revisão Integrativa da literatura e construção da Modelagem Descritiva. Resultados: A modelagem apresenta 3 atores de uso: usuários dos sistemas (servidores/residentes multiprofissionais); gestor local e central. Cada protocolo é inserido no RI através de um formulário padrão estruturado com atualização periódica. Após acessar os protocolos, o usuário pode avaliar seu conteúdo, gerando um feedback ao gestor. O RI produzirá relatórios estatísticos subsidiarão a gestão e a educação permanente. Conclusão: A facilidade de acesso à informação possibilita maior adesão e utilização dos protocolos. O que efetiva a padronização frente a diversidades de condutas, diminuindo os eventos adversos, melhorando a qualidade assistencial, além de conferir respaldo jurídico e reduzir custos aos hospitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Daiane Biavatti de Oliveira Algeri, Universidade Federal de Rio Grande

Possui graduação em Enfermagem com ênfase em Saúde Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC. É Mestre em Gestão e Inovação Tecnológica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Gestão e Inovação Tecnológica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. 

Maria Claudia Medeiros Dantas de Rubim Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialização em Enfermagem Obstétrica (UFRN). Professora da Escola de Saúde (UFRN).

Hertz Wilton de Castro Lins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Engenharia Elétrica e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Engenharia Elétrica e Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor adjunto do Departamento de Engenharia de Comunicações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Rosemary Silva da Silveira, Universidade Feceral de Rio Grande

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Adjunta do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Downloads

Publicado

2019-12-20