Avaliação da ficha de coqueluche dos casos positivos em dois municípios do interior paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v4.n2.2019.a2

Resumo

Introdução: A notificação compulsória consiste na comunicação de agravos ou doenças relacionadas na portaria nº 204, constitui políticas de informações em saúde possibilitando registro eletrônicos em saúde. Objetivo: Avaliar o preenchimento da ficha de notificação compulsória para a doença coqueluche entre zero a quatro anos confirmadas positivas no período de 2008 a 2016, nos municípios de Botucatu e Marília no estado de São Paulo. Métodos: Estudo epidemiológico, descritivo de delineamento transversal, que avaliou a qualidade do preenchimento dos itens contidos em 159 fichas de notificação compulsória para coqueluche dos casos positivos entre zero e quatro anos. Resultados: Do total de 159 fichas de notificação analisadas, 72 (45,29%) casos foram notificados no município de Botucatu e 87 (54,71%) no município de Marília. Todas as fichas analisadas foram categorizadas com parcialmente preenchida. Alguns itens considerados facultativos que podem ter comprometido qualitativamente o controle da doença. Conclusão: Os dados revelaram a necessidade de ações de educação em saúde sobre a importância do preenchimento do instrumento, bem como a revisão dos itens considerados facultativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Fernandes Chadi, Fundação Educacional do Município de Assis

Graduada em Enfermagem pela Universidade Norte do Paraná (2001). Pós graduada em Unidade de Terapia Intensiva pelo Centro Universitário Filadélfia, Educação Profissional na Área de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz. Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa e Gestão em Saúde pela Universidade Aberta Brasileira e Unesp. Mestre e Doutora em Enfermagem pelo do Programa de Pós-graduação em Enfermagem na área de Cuidados em Saúde e Gestão de Sistema pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" (UNESP).
Experiência na área de Enfermagem Assistencial (Cirurgia Cardíaca, Hemodinâmica e Pediatria), Gestão, Pesquisa e Ensino, com ênfase na pesquisa e ensino. Atualmente atua como docente do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis, membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação Educacional do Município de Assis.

Lívia Faria Orso, Universidade Estadual Paulista

Bacharela em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA (2010-2013). Programa de Pós-Graduação: Modalidade Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, Especialidade Materno Infantil (2014-2016). Mestrado Acadêmico pelo Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu, Unesp (2016-2018). Atualmente Enfermeira no Hospital Materno Infantil (Marília).Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: parto, prematuro, jogos e brinquedos, aleitamento materno, humanização da assistência e vigilância epidemiológica.

Amanda de Lima e Silva, Universidade Estadual Paulista

Enfermeira graduada na Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, especialista em saúde Materno Infantil pela Faculdade de Medicina de Marília ( FAMEMA), atualmente aluna de pós graduação no Programa de Residencia em Enfermagem Obstétrica da Faculdade de Medicina d de Botucatu - UNESP e aluna do curso de especialização (EaD) de Docência em Enfermagem pela FAVENI.

Rafaela Aparecida Prata de Oliveira, Universidade Estadual Paulista

Enfermeira, graduada pela Faculdade Sudoeste Paulista de Avaré (2011); Mestre em Enfermagem pelo Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP) na linha de pesquisa: Cuidado em Saúde (2016), Especialista em Saúde do Trabalhador pela Universidade Ingá (2012) e Gestão em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP (2014). Atua como Supervisora Técnica do Centro Cirúrgico do Hospital Estadual de Botucatu. É membro da Sistematização Assistência em Enfermagem do Hospital das Clínicas. Doutoranda em Enfermagem pelo Departamento de Enfermagem - FMB - UNESP. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase Enfermagem perioperatória e Gestão em Saúde. Atuando principalmente nos seguintes temas:urgência e emergência, infecção relacionada à assistência a saúde hospitalar, segurança do paciente gerenciamento de enfermagem, Enfermagem perioperatória.

Gabriela Corrêa Carvalho, Faculdade de Ciências Farmacêuticas – Universidade de São Paulo

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2017), Mestre em Fármacos e Medicamentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP (2019). Cursou Ensino Fundamental e Ensino Médio no Colégio La Salle na cidade de Botucatu, SP. Tendo realizado Intercâmbio pelo Programa de High School Year -EF em Foothill High School na cidade de Henderson, Nevada, EUA. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/PIBIC - Processo 144044/2013-7 - Vigência 01/08/2013 a 31/07/2014 e Processo 127207/2014-7- Vigência 01/08/2014 a 31/07/2015, dando continuidade no período de 01/08/2015 a 31/07/2016 como IC/PIBIC/voluntária. Foi monitora / bolsista - UFMS na Disciplina de Microbiologia de Alimentos (1/12/2015 - 28/03/2016). Realizou estágio no Instituto de Análises Laboratoriais Forenses, Secretaria de Segurança de Pública do Estado do Mato Grosso do Sul. Atualmente é aluna do curso de Especialização em Qualidade de Produtos Farmacêuticos Correlatos e Cosméticos da FCF-USP.

Ione Corrêa, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Sagrado Coração (1982), especialização em Administração Hospitalar pela Universidade São Camilo(1995) mestrado em Ciências Biológica e Patologia pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é professora doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, cargo efetivo no Curso de Graduação em Enfermagem e no Programa de Pós Graduação - Mestrado Profissionalizante em Enfermagem e também no Programa de Pós Graduação - Mestrado Acadêmico e Doutorado pela FMB/UNESP, Tutora no Programa de Residencia em enfermagem cuidados críticos . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Criança, atuando principalmente nos seguintes temas: humanização, ensino, cuidado a criança/família, infecção relacionada a assistência a saúde , educação em saúde e segurança do paciente.

Downloads

Publicado

2019-12-20