A plataforma Kahoot!® no ensino de histologia em um curso de medicina
DOI:
https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n2.2020.re1Palavras-chave:
Histologia, Aplicações da Informática Médica, Educação MédicaResumo
Introdução: O avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e as alterações nos perfis dos cursos da área da saúde exigem que a formação e o modo de mobilizar conhecimento se reinventem. Assim, não é novidade que os métodos tradicionais deem lugar às inovações das Metodologias Ativas de Aprendizagem e o uso de games no ambiente acadêmico. Objetivo: Relatar uma experiência de aprendizagem associada a jogos e tecnologias digitais no conteúdo de disciplinas básicas das áreas da saúde. Métodos: O estudo formata-se em relato de experiência sobre o uso do Kahoot! ® no contexto do ensino de histologia na educação médica. Resultados: O uso do jogo por meio das TICs, para que os estudantes mobilizassem os conteúdos, mostrou-se como uma ferramenta promissora no sentido de incentivar a motivação e o engajamento durante o processo de estudo. Conclusão: A experiência e o desempenho dos estudantes foram favoráveis, demonstrando que o Kahoot!® é uma tecnologia aplicável na educação superior em saúde no conteúdo das matérias básicas. Por fim, sugere-se que novos estudos sejam desenvolvidos para aprofundar as possibilidades de uso dessa tecnologia.
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