Telessaúde acadêmica como apoio ao internato médico
Conhecimento e percepção dos profissionais no campo de prática
DOI:
https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n1.2020.a6Palavras-chave:
Telessaúde, Educação médica, Atenção primária à saúdeResumo
Introdução: a Telessaúde como apoio ao internato médico contribui para a capacitação das equipes e dos estudantes, além de melhorar o atendimento aos usuários dos serviços de saúde. Esta pesquisa objetivou conhecer os recursos disponíveis e o entendimento das equipes, bem como estabelecer ações para sensibilização e capacitação sobre o tema, na atenção básica. Métodos: trata-se de pesquisa-ação aplicada a grupo de conveniência de funcionários atuantes nas unidades de atenção básica, campo de prática do internato médico. Foi realizada a aplicação de um questionário reflexivo e ação educativa sobre a Telessaúde. Resultados: o grupo foi composto por 70 funcionários, 58 (82,9%) do sexo feminino, 39 (56%) agentes comunitários de saúde e 35 (50%) disseram conhecer ou ter ouvido falar da Telessaúde previamente. Dos respondentes, 23 (71,9%) disseram que não sabiam ou que os equipamentos não estavam disponíveis em sua unidade e 28 (85%) informaram não ter recebido capacitação sobre o tema. Para os que conheciam ou depois da sensibilização, 67 (97%) identificaram a possibilidade de uso e 69 (100%) julgaram o recurso útil. Conclusão: apesar da pequena utilização, foi identificado o potencial para sua aplicação depois da capacitação. Acredita-se que a implantação da Telessaúde acadêmica seja um fator de estímulo ao uso desse recurso no cotidiano dessas equipes.
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