Fisioterapia e suporte social na ótica de mães de bebês prematuros
uma experiência vivenciada em grupo temático na internet
DOI:
https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n1.2020.a3Palavras-chave:
bebê prematuro, mídias sociais, fisioterapiaResumo
Objetivo: Conhecer a perspectiva de mães de bebês prematuros em relação à sua participação em grupos temáticos em mídia social, na busca de cuidado qualificado para o filho, em especial sobre a estimulação precoce. Método: Trata-se de um estudo observacional, que utilizou como método de análise a etnografia virtual com observação participativa em um grupo aberto online brasileiro, hospedado na rede social Facebook®, que reúne mães de crianças que nasceram prematuras. Resultados: Participaram do estudo 9 mães. A análise dos dados permitiu a sistematização dos resultados em duas unidades temáticas: 1) a experiência de participar de um grupo temático sobre prematuridade na internet, onde foi observado o sentido e o significado de compartilhar em um grupo online a experiência de ter um filho prematuro; 2) a importância da fisioterapia para o filho prematuro, referindo-se ao reconhecimento das mães participantes do grupo online quanto à relevância da fisioterapia no cuidado do filho prematuro. Conclusão: Redes de apoios e grupos temáticos, como o grupo de mães de bebês prematuros na rede social Facebook®, permitem a troca de conhecimentos e experiências, propiciando a construção de vínculos e o empoderamento dessas mães. Ademais, observou-se o reconhecimento da importância da fisioterapia na estimulação precoce do prematuro.
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