Tecnologias educacionais como estratégia para educação em saúde dos adolescentes: Revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n1.2020.a5Palavras-chave:
Adolescente, Tecnologia Educacional, Educação em SaúdeResumo
Introdução: na adolescência, fase que envolve diversas mudanças e requer específica atenção, torna-se relevante o uso de tecnologias educacionais junto ao processo de educação em saúde, como meio eficaz para o alcance da promoção da saúde. Objetivo: identificar, na literatura científica, tecnologias educacionais desenvolvidas, validadas e/ou aplicadas, com ênfase na educação em saúde de adolescentes. Método: revisão integrativa, realizada através do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, por meio das bases de dados MEDLINE, LILACS, IBECS, BDENF e CINAHL, utilizando-se dos descritores: Adolescente, Tecnologia Educacional e Educação em Saúde. Resultados: a amostra final quantificou 34 estudos, os quais apresentam bons níveis de evidência científica e destacam-se pela diversidade entre as tecnologias educacionais do tipo virtual e impresso, como site, website, cybertutor, bate papo, webnovela, plataformas digitais, programas de ensino, jogos, dramatizações, flipcharts, vídeos, histórias em quadrinhos, fotonovela e livro informativo. A principal ênfase a qual se volta às condutas de educação em saúde esta vinculada à saúde sexual e reprodutiva. Considerações finais: o estudo apresenta contribuições relevantes para o campo da saúde, em especial às profissões que buscam modalidade de ações inovadoras para incremento das práticas de promoção da saúde direcionadas a adolescentes.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança: orientações para implementação. Brasília; 2018.
Jager ME, Batista FA, Perrone CM, Santos SS, Dias ACG. O adolescente no contexto da saúde pública brasileira: reflexões sobre o PROSAD. Psicologia em Estudo, Maringá. 2014; 19 (2): 211-221. doi: 10.1590/1413-737221567004
Silva JF, Matsukura TS, Ferigato SH, Cid MFB. Adolescence and mental health from the perspective of Primary Healthcare professionals. Interface (Botucatu). 2019; 23: e180630. doi: 10.1590/Interface.180630
Cavalcante RB, Ferreira MN, Maia LLQGN, Araújo A, Silveira RCP. Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na educação em saúde de adolescentes escolares. J. Health Inform. 2012 [citado em 2018 5 de julho]; 4 (4): 182-186. Available from: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/197/142
Pinto ACS, Scopacasa LF, Bezerra LLAL, Pedrosa JV, Pinheiro PNC. Uso de tecnologias da informação e comunicação na educação em saúde de adolescentes: revisão integrativa. Rev enferm UFPE On line. 2017; 11(2):634-44. doi: 10.5205/reuol.10263-91568-1-RV.1102201719.
Áfio ACE, Balbino AC, Alves MDS, Carvalho LV, Santos MCL, Oliveira NR. Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente. Rev Rene. 2014 [citado em 2018 12 de ago]; 15(1):158-165. Available from: http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/3108
Farias MS, Ponte KMA, Gomes DF, Menezes RSP. Tecnologia educativa sobre câncer gástrico. Rev enferm UFPE On line. 2018;12(4):947-952. doi: 10.5205/1981-8963-v12i4a230434p947-952-2018.
Soares CB, Hoga LAK, Peduzzi M, Sangaleti C, Yonekura T, Silva DRAD. Revisão integrativa: conceitos e métodos utilizados na enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2014; 48(2):335-345. doi: 10.1590/S0080-6234201400002000020.
Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Integrative literature review: a research method to incorporate evidence in health care and nursing. Texto Contexto Enferm. 2008; 17(4):758-764. doi: 10.1590/S0104-07072008000400018.
Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Int J Surg. 2009; 8(5):336-41. doi:
1371/journal.pmed.1000097.
Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Making the case for evidence-based practice. In: Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidence-based practice in nursing & healthcare. A guide to best practice. Philadelphia: Lippincot Williams & Wilkins. 2005; p. 3-24.
Widman L, Golin CE, Kamke K, Burnette JL, Prinstein MJ. Sexual Assertiveness Skills and Sexual Decision-Making in Adolescent Girls: Randomized Controlled Trial of an Online Program. AJPH Research. 2018; 108(1):92-102. doi: 10.2105/AJPH.2017.304106.
Oman RF, Vesely SK, Green J, Clements-Nolle K, LU M. Adolescent Pregnancy Prevention Among Youths Living in Group Care Homes: A Cluster Randomized Controlled Trial. AJPH Research. 2018; 108 (Supl.1):538-544. doi: 10.2105/AJPH.2017.304126.
Francis K, Philliber S, Walsh-Buhi ER, Philliber A, Seshadri R, Daley E. Scalability of an Evidence-Based Adolescent Pregnancy Prevention Program: New Evidence From 5 Cluster-Randomized Evaluations of the Teen Outreach Program. AJPH Research. 2016 [citado em 2018 22 de jun]; 106 (Supl. 1):532-538. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5049463/
Calise TV, Chow W, Doré KF, O’Brien MJ, Heitz ER, Millock RR. Healthy Futures Program and Adolescent Sexual Behaviors in 3 Massachusetts Cities: A Randomized Controlled Trial. AJPH research. 2016; 106 (Supl.1):103-109. doi: 10.2105/AJPH.2016.303389.
Wang H, Singhal A. East Los High:Transmedia Edutainment to Promote the Sexual and Reproductive Health of Young Latina/o Americans. Perspectives From The Social Sciences. 2016; 106(6):1002-1010. doi: 10.2105/AJPH.2016.303072.
Andrade EL, Evans WD, Edberg MC, Cleary SD, Villalba R, Batista IC. Victor and Erika Webnovela: An Innovative Generation @ Audience Engagement Strategy for Prevention. J Health Commun. 2015; 20(12):1465–1472. doi: 10.1080/10810730.2015.1018648.
Kohlstadt IC, Steeves ETA, Rice K, Gittelsohn J, Summerfield LM, Gadhoke P. Youth peers put the “invent” into NutriBee’s online intervention. Nutrition Journal. 2015; 14(60):1-8. doi: https://doi.org/10.1186/s12937-015-0031-2.
Katz ML, Oldach BR, Goodwin J, Reiter PL, Ruffin IV MT, Paskett ED. Development and Initial Feedback About a Human Papillomavirus (HPV) Vaccine Comic Book for Adolescents. J Canc Educ. 2014; 29:318–324. doi: 10.1007/s13187-013-0604-8.
DiClemente RJ, Wingood GM, Sales JM, Brown JL, Rose ES, Davis TL, Lang DL, Caliendo A, Hardin JW. Efficacy of a Telephone-Delivered Sexually Transmitted Infection/Human Immunodeficiency Virus Prevention Maintenance Intervention for Adolescents: A Randomized Clinical Trial. JAMA Pediatr. 2014; 168(10):938-946. doi: 10.1001/jamapediatrics.2014.1436.
Silva AKC, Oliveira KMM, Coelho MMF, Moura DJM, Miranda KCL. Construção e validação de jogo educativo para adolescentes sobre amamentação. Revista baiana de enfermagem. 2017;31(1):1-10. doi: 10.18471/rbe.v31i1.16476.
Sousa MG, Oliveira EML, Coelho MMF, Miranda KCL, Henriques ACPT, Cabral RL. Validação de jogo educativo sobre sexualidade para adolescentes. J. res.: fundam. care. [online]. 2018; 10(1):203-209. doi: 10.9789/2175-5361.2018.v10i1.203-209.
Gonçalves RJM, Castro RAS, Belo VS, Coelho LSVA, Lagares EB, Novais RLR, Bila WC, Romano MCC. Online health: impact on the prevalence of obesity and body satisfaction of adolescents. J Nurs UFPE On line. 2018; 12(2):312-319. doi: 10.5205/1981-8963-v12i2a230510p312-319-2018.
Souza V, Gazzinelli MF, Soares NA, Fernandes MM, Oliveira RNG, Fonseca RMGS. O jogo como estratégia para abordagem da sexualidade com adolescentes: reflexões teórico-metodológicas. Rev Bras Enferm. 2017; 70(2):394-401. doi: 10.1590/0034-7167-2016-0043.
Silva JM, Pagliuc LMF, Carvalho AT, Oliveira MG, Almeida PC. Conhecimento de escolares acerca de pessoa com deficiência: jogo de labirinto na promoção da saúde. Rev enferm UERJ, Rio de Janeiro. 2015;
(2):254-259. doi: 10.12957/reuerj.2015.10611.
Maximino LP, Picolini-Pereira MM, Carvalho JLB. Telegenetics: application of a tele-education program in genetic syndromes for Brazilian students. J Appl Oral Sci. 2014; 22(6):477-483. doi: 10.1590/1678-775720130311.
Savita G, Ranjitha D’S. To Assess the Effectiveness of Planned Teaching Programme on Knowledge and Practices Regarding Menstrual Hygiene among the Adolescent Girls in Selected Govt. School of Delhi. International Journal of Nursing Education. 2017; 9(3):132-137. doi: 10.5958/0974-9357.2017.00083.6.
Bhagya S, Shanmugaraju P. Effectiveness of Structured Teaching Programme on Knowledge Regarding Preventive Measures of Oral Cancer among Late Adolescents in Selected Junior College, Karminagar, Telangana. Asian J. Nursing Edu. and Research. 2017; 7(1):21-25. doi: 10.5958/2349-2996.2017.00006.4.
Gopi D, Deepa S. Effectiveness of Structured Teaching Programme on Knowledge and Attitude towards Alcohol Abuse among Adolescent Boys. Asian J. Nur. Edu. And Research. 2017; 7(2):173-176. doi: 10.5958/2349-2996.2017.00035.0.
Beena MR. Effect of Instructional Programme on Knowledge of Adolescent Girls Regarding Reproductive Health. International Journal of Nursing Education. 2016; 8(3):68-71. doi: 10.5958/0974-9357.2016.00093.3.
Jaicy SR, Vathsala S. Effectiveness of Adolescent Reproductive Health Education Programme Using Nurse-Led Teacher Delivered Approach on Knowledge and Attitude of School Going Adolescent Girls In Kerala. Journal of Nursing Education. 2015; 7(3):80-85. doi: 10.5958/0974-9357.2015.00139.7.
Mendonca L. Effectiveness of Information Education Communication (IEC) Package on Life Style Practices of Adolescents – A Pilot Study. International Journal of Nursing Education 2014; 6(1):69-72. doi: 10.5958/j.0974-9357.6.1.014.
Kole U, Anuchitra S. A study to evaluate the effectiveness of planned teaching programme on impact of early marriage, pregnancy among adolescent girls in selected rural high schools of Belgaum, Karnataka. Asian J. Nur. Edu. & Research 2014 [citado em 2018 05 de mai]; 4(1):61-69. Available from: http://ajner.com/HTMLPaper.aspx?Journal=Asian%20Journal%20of%20Nursing%20Education%20and%20Research;PID=2014-4-1-13
Brinkman SA, Johnson SE, Codde JP, Hart MB, Straton JA, Mittinty MN, Silburn SR. Efficacy of infant simulator programmes to prevent teenage pregnancy: a school-based cluster randomised controlled trial in Western Australia. Lancet. 2016; 388: 2264–2271. doi: 10.1016/S0140-6736(16)30384-1.
Smith JJ, Morgan PJ, Plotnikoff RC, Dally KA, Salmon J, Okely AD, Finn TL, Lubans DR. Smart-Phone Obesity Prevention Trial for Adolescent Boys in Low-Income Communities: The ATLAS RCT. Pediatrics. 2014 [citado em 2018 12 de jun]; 134(3):106-119. Available from: https://pediatrics.aappublications.org/content/134/3/e723
Lieshout S, Mevissen F, Waal E, Kok G. Long Live Love+: evaluation of the implementation of an online school-based sexuality education program in the Netherlands. Health Education Research. 2017; 32(3):244–257. doi: 10.1093/her/cyx041.
Stege HA, Hilberink SR, Bakker E, Staa ALV. Using a Board Game About Sexual Health with Young People with Chronic Conditions in Daily Practice: A Research into Facilitating and Impeding Factors. Sex Disabil. 2016; V.34:349–361. doi: 10.1007/s11195-016-9448-6.
Wong ML, Ng JYS, Chan RKW, Chio MTW, Lim RBT, Koh D. Randomized controlled trial of abstinence and safer sex intervention for adolescents in Singapore: 6-month follow-up. Health Education Research. 2017; 32(3):233-243. doi: 10.1093/her/cyx040.
Chan A, Brown B, Sepulveda E, Teran‑Clayton L. Evaluation of fotonovela to increase human papillomavirus vaccine knowledge, attitudes, and intentions in a low‑income Hispanic community. BMC Res Notes. 2015; 8(615):1-10. doi: 10.1186/s13104-015-1609-7.
Aventin A, Lohan M, O’halloran P, Henderson M. Design and development of a film-based intervention about teenage men and unintended pregnancy: Applying the Medical Research Council framework in practice. Evaluation and Program Planning. 2015; 49:19–30. doi: 10.1016/j.evalprogplan.2014.11.003.
Fraticelli F, Marchetti D, Polcini F, Mohn AA, Chiarelli F, Fulcheri M, Vitacolonna E. Technology-based intervention for healthy lifestyle promotion in Italian adolescents. Ann Ist Super Sanità. 2016; 52(1):123-127. doi: 10.4415/ANN_16_01_20.
Celis ESP, Smith DD, Castillo MPR, Hurria A, Vivas AMP, Weingarten RG, Mohar A, Guerra YC. Implementation of a School-Based Educational Programto Increase Breast Cancer Awareness and Promote Intergenerational Transmission of Knowledge in a RuralMexican Community. The Oncologis. 2017; 22: 1249–1256. doi: 10.1634/theoncologist.2017-0063.
Gaughran M, Asgary, R. On-Site Comprehensive Curriculum to Teach Reproductive Health to Female Adolescents in Kenya. Journal of women’s health. 2014; 23(4):358-364. doi: 10.1089/jwh.2013.4523.
Nădășan V, Foley KL, Pénzes M, Paulik E, Mihăicuță S, Ábrám Z, Bálint J, Csibi M, Urbán R. The Short-term Effects of ASPIRA: A Web-based, Multimedia Smoking Prevention Program for Adolescents in Romania: A Cluster Randomized Trial. Nicotine & Tobacco Research. 2017; 19(8):908–915. doi: 10.1093/ntr/ntw308.
Palacheewa N, Tiansawad S, Srisuphan W, Whattananarong K, Duffy SA. Development of an Internet-based Smoking Prevention Program for Young Male Adolescents in Thailand. Pacific Rim Int J Nurs Res. 2014 [citado em 2018 03 de jul]; 18(3):228-243. Available from: https://www.tci-thaijo.org/index.php/PRIJNR/article/view/15934
Lemos ICS, Miranda MLF, Matias LVR, Lédio MF, Alves ACP, Marques SF. Tecnologia educativa para trabalhar a sexualidade de adolescentes no contexto escolar. R. Interd. 2015 [citado em 2018 10 de jun]; 8(3):110-118.
Available from: https://revistainterdisciplinar.uninovafapi.edu.br/index.php/revinter/article/view/738/pdf_242
Santos AS, Viana MCA, Chaves EMC, Bezerra AM, Júnior JG, Tamboril ACR. Tecnologia educacional baseada em Nola Pender: promoção da saúde do adolescente. Rev enferm UFPE On line 2018; 12(2):582-588. doi: 10.5205/1981-8963-v12i2a22609p582-588-2018.
Lima AC, Bezerra KC, Sousa DM, Rocha JF, Oriá MO. Construção e Validação de cartilha para prevenção da transmissão vertical do HIV. Acta Paul Enferm. 2017; 30(2):181-189. doi: 10.1590/1982-0194201700028.
Regis MRS, Schmidlin IOM, Portela KN, Santiago LML. Material didático impresso versus material didático digital: o que dizem os alunos dos cursos semipresenciais do IFCE. Conex. Ci. e Tecnol. 2015; 9(2):65-72. doi: 10.21439/conexoes.v9i2.734.
Farias AC. Material impresso e gêneros textuais. Instituto Federal de Santa Catarina. 2ª ed. Florianópolis: IFSC; 2013.
Silva MG. Impresso ou digital? As práticas de ler textos no papel e na tela. Entretextos. 2016 [citado em 2018 18 de out]; 16(2):67-84. Available from: http://www.uel.br/seer/index.php/entretextos/article/viewFile/18223/20762
Massara CL, Murta FLG, Enk MJ, Araújo AD, Modena CM, Carvalho OS. Caracterização de materiais educativos impressos sobre esquistossomose, utilizados para educação em saúde em áreas endêmicas no Brasil. Epidemiol. Serv. Saude. 2016; 25(3):575-584. doi: 10.5123/s1679-49742016000300013.
Partelli ANM, Cabral IE. Histórias sobre álcool em comunidade quilombola: metodologia participativa de criação-validação de quadrinhos por adolescentes. Texto Contexto Enferm. 2017; 26(4):1-12. doi: 10.1590/0104-07072017002820017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.