Tecnologias educacionais como estratégia para educação em saúde dos adolescentes: Revisão integrativa

Palavras-chave: Adolescente, Tecnologia Educacional, Educação em Saúde

Resumo

Introdução: na adolescência, fase que envolve diversas mudanças e requer específica atenção, torna-se relevante o uso de tecnologias educacionais junto ao processo de educação em saúde, como meio eficaz para o alcance da promoção da saúde. Objetivo: identificar, na literatura científica, tecnologias educacionais desenvolvidas, validadas e/ou aplicadas, com ênfase na educação em saúde de adolescentes. Método: revisão integrativa, realizada através do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, por meio das bases de dados MEDLINE, LILACS, IBECS, BDENF e CINAHL, utilizando-se dos descritores: Adolescente, Tecnologia Educacional e Educação em Saúde. Resultados: a amostra final quantificou 34 estudos, os quais apresentam bons níveis de evidência científica e destacam-se pela diversidade entre as tecnologias educacionais do tipo virtual e impresso, como site, website, cybertutor, bate papo, webnovela, plataformas digitais, programas de ensino, jogos, dramatizações, flipcharts, vídeos, histórias em quadrinhos, fotonovela e livro informativo. A principal ênfase a qual se volta às condutas de educação em saúde esta vinculada à saúde sexual e reprodutiva. Considerações finais: o estudo apresenta contribuições relevantes para o campo da saúde, em especial às profissões que buscam modalidade de ações inovadoras para incremento das práticas de promoção da saúde direcionadas a adolescentes.

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Biografia do Autor

Mikaelle Ysis, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Enfermeira graduada pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestranda pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (CMAE/URCA). Pós-graduada lato sensu em Urgência e Emergência. Membro do Grupo de Pesquisa Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN). Áreas de interesse: Saúde do Adolescente; Tecnologias Educacionais; Promoção da Saúde; Prevenção do uso de álcool e outras drogas; Redes de Atenção à Saúde.

Danielle Elias Gonçalves, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Enfermeira graduada pela Universidade Regional do Cariri- URCA. Durante a graduação foi monitora da disciplina de Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem. Bolsista voluntária no projeto de extensão "Prevenção do uso de drogas no ambiente escolar: uma abordagem para educadores e educandos de escolas públicas". Membro do grupo de estudo e pesquisa sobre práticas avançadas em saúde- GEPPAS.

Álissan Karine Lima Martins, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA). Doutora em Enfermagem e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2009) na área de concentração de Promoção da Saúde, Especialista em Docência para as Profissões da Saúde pela Universidade Federal do Ceará e o Programa FAIMER Brasil e Especialista em Saúde da Família (2008), Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (2007). Atualmente, atua como coordenadora do Programa PET Saúde Interprofissionalidade (URCA/ Secretaria de Saúde do Crato/ 20a CRES); tutora e docente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (URCA); docente do Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem (URCA); docente colaboradora do Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente (PMPSCA URCA/ UECE); docente do Curso de Graduação em Enfermagem (URCA); Desenvolve projetos de pesquisa, extensão, inovação tecnológica e ensino com ênfase nas áreas de: Saúde Mental na Atenção Básica, Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Tecnologias Educacionais; Saúde Coletiva; Prevenção de Álcool e outras Drogas em Adolescentes; Processos Educacionais em Saúde.

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Publicado
2020-04-17