Material educativo digital sobre morte e morrer

círculos de cultura virtual na graduação em Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n2.2020.a7

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Estudantes de Enfermagem, Atitude Frente à Morte

Resumo

Introdução: Preparar os estudantes de graduação em Enfermagem para o processo de morte e morrer pode contribuir para o cuidado sensível a aspectos socioculturais, físicos, emocionais e espirituais. Objetivo: Construir colaborativamente um material educativo digital relacionado às competências para lidar com o cuidado no processo de morte e morrer. Método: Tratou-se de uma pesquisa-ação realizada em grupo fechado no Facebook®, com delineamento de Círculos de Cultura Virtual e fundamentada na problematização em Paulo Freire, com o intuito de promover a elaboração de um protótipo de material educativo digital com foco em incentivar competências básicas para cuidar na terminalidade da vida. Empregou-se a análise temática de conteúdo nos registros das interações entre os participantes no ambiente virtual. Resultados: Emergiram duas categorias, denominadas “A complexidade do cuidado no processo de morte e morrer” e “O enfrentamento pessoal relacionado ao cuidar na finitude da vida”, subsidiárias para a elaboração de uma página web intitulada “Primeiros passos para lidar com o processo de morte e morrer”. Conclusão: A construção colaborativa desse material educativo digital foi relevante para o desenvolvimento básico de competências sobre morte e morrer.

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Biografia do Autor

Alfredo Almeida Pina-Oliveira, Universidade Univeritas-UNG Guarulhos

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGE) da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP-SP). Mestre em Enfermagem pelo Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva (ENS) da EEUSP. Especialista em Práticas de Promoção da Saúde pela Faculdade de Medicina da USP. Bacharel em Enfermagem pela EEUSP. Atualmente trabalha como Professor Doutor e Vice-Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade UNIVERITAS-UNG. Educador em Saúde Pública no Centro de Promoção da Saúde (CPS) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Tem experiência na área de Educação e Promoção da Saúde com ênfase na produção, análise e uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Metodologias Ativas e Teorias do Conhecimento para Ação. (Texto informado pelo autor)

Helen Chaves Pereira, Universidade Universus Veritas UNG (UNIVERITAS-UNG)

Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem.

Aretusa Thame de Morais Santos, Universidade Universus Veritas UNG (UNIVERITAS-UNG)

Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem.

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Publicado

2020-07-20