Uso de mídias digitais como auxílio no ensino de Parasitologia
DOI:
https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n2.2020.a12Palavras-chave:
Materiais de ensino, Realidade virtual, ParasitologiaResumo
Introdução: O ensino na área da saúde, geralmente, ocorre na forma tradicional. O advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação tornou-se um meio de transformação do processo de ensino e aprendizagem. Este estudo descreve as publicações sobre o uso de tecnologias digitais no ensino de Parasitologia. Métodos: Revisão bibliográfica integrativa, realizada nas bases de dados LILACS, SciELO, Google Academics e Google, de trabalhos publicados entre 2008 a 2019, em português ou espanhol, no tema ensino de parasitologia com tecnologias digitais. Resultados: Vinte publicações (dezesseis artigos e quatro trabalhos acadêmicos) foram selecionadas. Os públicos alvos foram: alunos do ensino fundamental, profissionais em formação técnica e graduandos em ciências da saúde e biológicas. Três trabalhos apenas expuseram materiais interativos. As tecnologias digitais mais propostas foram: sítios eletrônicos, softwares, plataformas de ensino online, atlas virtuais e jogos digitais. Um trabalho mais recente propôs um aplicativo de celular. Conclusão: O uso de tecnologias digitais é uma ferramenta valiosa no ensino de Parasitologia e se apresenta por meio de estratégias diversificadas. Entretanto, considerando as possibilidades de uso de tecnologias digitais em uma disciplina com muitos conceitos visuais, a ampliação das estratégias interativas para ensino de Parasitologia permanece como uma área próspera para novos estudos.
Downloads
Referências
Palácio MAV, Struchiner M. Análise do uso de recursos de interação, colaboração e autoria em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino superior na área da saúde. Ciência & Educação (Bauru) 2016, 22(2): 413-430. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160020009>.
Souza CS, Iglesias AG, Pazin-Filho A. Estratégias inovadoras de ensino. Medicina (Ribeirão Preto) 2014, 47(3): 284-92. Disponível em < http://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86617>.
Bechara, JJB. Aprendizagem em ambientes virtuais: estamos utilizando as pedagogias mais adequadas? 2006. 102 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2006. Disponível em < http://www.latec.ufrj.br/monografias/2006_Joao_Bechara.pdf>.
Farias LABG, Sousa RB, Almeida JBCP, Silveira T, Sousa CL, Teixeira MJ. A utilização de mídias digitais como ferramenta difusora de conhecimento e informação na disciplina de Parasitologia. In: Anais do Encontro de Iniciação à Docência. 2016, Fortaleza. Fortaleza: UFC, 2016, 1(1): 2417-2417. Disponível em <http://periodicos.ufc.br/eu/article/view/16346>.
Franco AR, Araújo IL, Carvalho PG. Elaboração de um atlas para o estudo da Parasitologia como estratégia de aprendizagem. In: Anais do Encontro De Iniciação à Docência, Fortaleza. Fortaleza: UNIFOR, 2017, 1-6. Disponível em <https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?cdConteudo=7914404>.
Silveira T, Almeida JBCP, Melo ACLF. Uso de mídias digitais e sociais na disponibilização de material de apoio ao ensino de Parasitologia em cursos da área da saúde. In: Anais do II Encontro de tecnodocência 2016, Encontros Universitários da UFC, Fortaleza. Fortaleza: UFC, 2016, 1: 4853-4853. Disponível em <http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2675>.
Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão Integrativa: Método de Pesquisa para incorporação de evidências na Saúde e na Enfermagem. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2008, 17(4): 758-64. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018>.
Bahia, NS et al. O uso das TDIC’s como estratégia para aprendizagem em morfologia microscópica. Informática na Educação: teoria & prática, 2019, 22(2): 110-124. Disponível em <https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/88412>.
Costa IG, Paula IL, Gontijo LM, Rocha SR, Costa FJ. Intervenções educativas sobre parasitologia no ensino fundamental: a necessidade de inserir novas metodologias. Revista Tecer, 2017, 10(18):54-63.
Cornelio OM, Rubido MBC. Práctica de Microbiología y Parasitología Médica integrado al Sistema de Laboratorios a Distancia en la carrera de Medicina. Revista Ciencias Médicas de Pinar del Río 2016, 20(2): 174-181. Disponível em <http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1561-31942016000200005>.
Mezzari A. O Uso do Moodle como Reforço ao Ensino Presencial de Parasitologia e Micologia no Curso de Graduação em Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica 2012, 36(4): 557-563. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000600016>.
Miranda AP. Análise crítica-reflexiva na utilização da metodologia ativa. Enfermagem Brasil 2017;16(3):182-189. Disponível em <https://portalatlanticaeditora.com.br/index.php/enfermagembrasil/article/view/1153/2276>.
Domenico EBL, Cohrs CR. Plataforma Moodle na construção do conhecimento em Terapia Intensiva: estudo experimental. Acta Paulista de Enfermagem 2016, 29(4): 381-389. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201600053>.
Benelli JL, Gil LS. Aceitação de metodologias de ensino à distância na área da saúde: Uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Educação e Sáude (REBES) 2018, 8(1):7-17. Disponível em <https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5533>.
Andrade AF, Madeira CAG, Melo HHARF. Batalha de Vetores Virtual: uma proposta de jogo pedagógico para o ensino de biociências. In: Anais do Congresso Internacional de Informática Educativa TISE, Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2013, Porto Alegre: UFRGS, 2013, 105-112. Disponível em <http://www.tise.cl/volumen9/TISE2013/105-112.pdf>.
Silva PCP, Jesus MH, Cordeiro JC. A utilização de jogos digitais como recurso de ensino aprendizado das parasitoses humanas no ensino fundamental II. In: Anais do ENID 2013, Areia. Areia: UFPB, 1-7. Disponível em <http://www.prac.ufpb.br/enex/XVENID/PROLICEN/CE/37.docx>.
Dias CAC, Kovaliczn RA. Parasitoses humanas e o uso de recursos midiáticos na aprendizagem. Cadernos PDE 2014, 1:1-19. Disponível em <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uepg_cien_artigo_carlos_alberto_de_carvalho_dias.pdf>.
ODA W, Delizoicov D. Docência no Ensino Superior: as disciplinas Parasitologia e Microbiologia na formação de professores de Biologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, 11(3): 101-121.
Costa, ECP. Ação dialógica e comunicativa como referenciais para o ensino de enteroparasitoses: possibilidades e desafios no Ensino Fundamental. Tese (Doutorado). Programa de Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde, FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2017, 244 f. Disponível em <https://www.arca.fiocruz.br/xmlui/handle/icict/25164>.
Ferreira, GR. Capacitação por ensino à distância de agentes de saúde na prevenção de doenças parasitárias. Tese (Doutorado) Programa de Biologia Animal, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 2013, 98 f. Disponível em <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/317798>.
Mezzari A. O Uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como Reforço ao Ensino Presencial Utilizando o Ambiente de Aprendizagem Moodle. Revista Brasileira de Educação Médica, 2011, 35(1): 114-121. Disponível em <https://doi.org/10.1590/S0100-55022011000100016>.
Carvalho Junior VM, Rolando RFR, Rolando RGR. Abordando Conceitos de Parasitologia com uso de Recursos Midáticos no Ensino Médio. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 2 RJ/ES CEFET/RJ, 2012. Disponível em <http://docplayer.com.br/55378321-Abordando-conceitos-de-parasitologia-com-uso-de-recursos-midiaticos-no-ensino-medio.html>.
Ortíz EB. Enseñanza de la parasitología veterinaria a partir del uso de organismos vivos y tecnologías de la información y de la comunicación (TIC). Revista de Medicina Veterinária 2012, 23: 97-109. Disponível em <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0122-93542012000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=es>.
Silva WT. Elaboração de um Atlas Virtual de Parasitologia e aplicação no Curso Técnico de Patologia Clínica. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2015. Disponível em <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/951>.
Ferreira LP, Marques VG, Silva BS, Gama RA. Exercícios Online de Parasitologia e Entomologia. In: Anais do Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação, Natal, Brasil, 2016. Disponível em <http://ceur-ws.org/Vol-1667/CtrlE_2016_MS_paper_3.pdf>.
Marques VG, Silva BS, Gama RA. Atlas Virtual de Parasitologia e Entomologia. In: Anais do Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação, Natal, Brasil, 2016. Disponível em <http://ceur-ws.org/Vol-1667/CtrlE_2016_AC_paper_4.pdf>.
Archelli SM. Propuesta de incorporación de tecnología digital para los trabajos prácticos a campo, de la materia Parasitología Comparada. Trabajo de especializacion, Facultad de Ciencias Veterinarias, Universidad Nacional de La Plata, Buenos Aires, Argentina, 2017. Disponível em <http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/62329>.
Carballosa YC, Pérez XC, Rojas LT. MicrobiologíaSoft, entrenador de Microbiología y Parasitología médica. Revista Cubana de Informática Médica, 2017, 9(1): 61-72. Disponível em <http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1684-18592017000100007>.
Oliveira RB, Barbin ICC, Silva HS, Curado ACC, Thomaz MCA. Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem na Formação Profissional em Saúde: Construção de Livro Didático Digital Utilizando a Sala de Aula Invertida e a Problematização. In: Anais do III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior, Belo Horizonte, Minas Gerais 2017. Disponível em <https://congressos.ufmg.br/index.php/congressogiz/CIM/paper/view/687/258>.
Senna KN, Caldeira AMA. Desenvolvimento e Avaliação de um Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Parasitologia. In: Anais do 3° Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim - Level III), UNILA, Foz do Iguaçu, Paraná, 2018. Disponível em <https://dspace.unila.edu.br/123456789/5773>.
Aranha VL. Utilização de uma ferramenta digital para o ensino de parasitologia no ensino superior. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019. Disponível em <https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/361>.
Castro NC, Moreira TR. Avaliação do uso de uma plataforma virtual de aprendizagem como estratégia inovadora no ensino da Parasitologia Humana. In: Tecnologias aplicadas aos processos de ensino e aprendizagem / Vinícius Catão de Assis Souza, Juliana Vieira Afonso Magalhães 2019 (organização). Viçosa, MG: UFV, CEAD, livro eletrônico 2019. Disponível em <https://www2.cead.ufv.br/serieconhecimento/wp-content/uploads/2019/04/Tecnologias-aplicadas-aos-processos-de-ensino-e-aprendizagem.pdf>.
Rivera-Fernandez N, García-Dávila P, Hernandez AA. Las aplicaciones digitales como herramienta didáctica para el estudio de la Parasitología Médica. Investigación em Educación Médica, 2019 8(31): 64-71. Disponível em <http://dx.doi.org/10.22201/facmed.20075057e.2019.31.18121>.
Senna KN, Caldeira AMA. Avaliação de um Objeto de Aprendizagem para o ensino de Biologia à Educação Básica. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), 2019, 5(10): 311-328. Disponível em <https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.520>.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.