Gamificação no processo de ensino-aprendizagem das hepatites virais
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n1.2020.re4Palavras-chave:
Aprendizagem ativa, Ensino superior, Medicina, GamificaçãoResumo
Objetivo: Relatar a experiência do uso da estratégia de gamificação em uma turma do 4º período do curso de medicina de uma instituição de ensino superior pública. Método: O jogo Hepatitis Game foi aplicado na sala de aula no momento do conteúdo correspondente, hepatites virais, no Programa de Disciplina (PD) da Atividade Teórico-Laboratorial (ATL). Trinta e dois (96,9%) alunos participaram da atividade. Resultados: Durante a realização do jogo observou-se o desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes para a construção do conhecimento, como, interação intraequipes, motivação, reflexão, criticidade e participação. Conclusão: Tal experiência contribuiu de forma ímpar para o processo de ensino-aprendizagem, pois forneceu um contexto para a construção de um sentido mais amplo e integral do conteúdo. Embora a gamificação forneça uma solução inovadora na educação, mais pesquisas são necessárias para avaliar a eficácia do método na educação médica.
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