Desenvolvimento e avaliação de um curso sobre o cuidado de enfermagem às crianças
uma experiência da área hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n2.2020.re2Palavras-chave:
Pediatria, Educação Permanente, EnfermagemResumo
Introdução: trata-se de um relato de experiência do planejamento, organização, operacionalização e avaliação de um projeto de extensão desenvolvido no formato de curso de extensão com base nos princípios da educação permanente. O momento de educação permanente deu-se a partir da parceria entre os docentes do departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com a Secretaria Estadual de Saúde desse estado. Métodos: o curso foi planejado pela instituição de ensino, organizado e operacionalizado nas salas de aulas e laboratórios de habilidades do departamento de enfermagem da universidade, no período de 3 meses, com duração total de 40 horas. Resultados: participaram do curso 43 técnicos de Enfermagem e enfermeiros que exercem suas atividades em hospital de referência em acidentes, violências e traumas do público infantil. A maior parte dos profissionais avaliou como ótimo o curso e relatou a oportunidade de aprendizagem com algo significativo em suas vidas profissionais e pessoais. Conclusão: os resultados afirmam o compromisso social dos cursos extensão realizados pelas universidades. Além disso, cabe destacar o quão são mais eficientes as propostas de educação permanente quando se considera a interlocução com conhecimentos dos envolvidos em todo o processo.
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