Criação de um aplicativo de estudo para residência médica baseado na perspectiva do usuário
DOI:
https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n2.2020.a3Palavras-chave:
Internato e Residência, Aplicativos Móveis, Educação Médica, CapacitaçãoResumo
Introdução: Médicos recém-formados buscam o título de especialista, enfrentando processos seletivos concorridos. Cursos preparatórios e ferramentas digitais surgem diante da busca por aprovação. Assim, o objetivo do estudo foi a construção de um aplicativo focado em provas de residência médica baseado na perspectiva e opinião do usuário. Métodos: Foi realizado um estudo analítico transversal para investigar o entendimento e a perspectiva dos alunos sobre o processo de seleção e o uso de aplicativos, a partir desse estudo foi desenvolvido um aplicativo agregador de provas de residência médica. Resultados: A maioria dos alunos entrevistados (93,7%) almejava fazer residência e entendia os custos envolvidos. Aplicativos para estudo eram frequentemente usados (72,7%) pela maioria dos alunos (86,8%) e serviam para autoavaliação (75,0%) e identificação de conteúdo deficitário (65,6%). Foi possível desenvolver um aplicativo móvel que supriu parcialmente as necessidades relatadas pelos usuários. Conclusão: Aplicativos são ferramentas que auxiliam no estudo e na autoavaliação para seleção de residência médica, porém os disponíveis não suprem as necessidades do usuário. Foi desenvolvido o protótipo de um aplicativo móvel agregador de questões, adequado ao perfil deste usuário, que supre carências apontadas, como acesso grátis e possibilidade de criação de testes personalizados.
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