Criação de um aplicativo de estudo para residência médica baseado na perspectiva do usuário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n2.2020.a3

Palavras-chave:

Internato e Residência, Aplicativos Móveis, Educação Médica, Capacitação

Resumo

Introdução: Médicos recém-formados buscam o título de especialista, enfrentando processos seletivos concorridos. Cursos preparatórios e ferramentas digitais surgem diante da busca por aprovação. Assim, o objetivo do estudo foi a construção de um aplicativo focado em provas de residência médica baseado na perspectiva e opinião do usuário. Métodos: Foi realizado um estudo analítico transversal para investigar o entendimento e a perspectiva dos alunos sobre o processo de seleção e o uso de aplicativos, a partir desse estudo foi desenvolvido um aplicativo agregador de provas de residência médica. Resultados: A maioria dos alunos entrevistados (93,7%) almejava fazer residência e entendia os custos envolvidos. Aplicativos para estudo eram frequentemente usados (72,7%) pela maioria dos alunos (86,8%) e serviam para autoavaliação (75,0%) e identificação de conteúdo deficitário (65,6%). Foi possível desenvolver um aplicativo móvel que supriu parcialmente as necessidades relatadas pelos usuários. Conclusão: Aplicativos são ferramentas que auxiliam no estudo e na autoavaliação para seleção de residência médica, porém os disponíveis não suprem as necessidades do usuário. Foi desenvolvido o protótipo de um aplicativo móvel agregador de questões, adequado ao perfil deste usuário, que supre carências apontadas, como acesso grátis e possibilidade de criação de testes personalizados.

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Biografia do Autor

Gabriel Felipe Souza, Universidade Federal do Paraná

Possui o título de Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio feito no Instituto Federal do Paraná - Campus Paranavaí. Atualmente, está cursando medicina na Universidade Federal do Paraná. Possui conhecimento em Programação Mobile. Experiências anteriores: monitoria de Anatomia Médica I e iniciação científica no Laboratório de Fisiologia Cardiovascular Tem interesse em tecnologia na medicina e educação médica.

Érica Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Érica Yamashita de Oliveira é médica formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2013-2019). Experiências anteriores: monitoria de Histologia e Neuroanatomia; iniciação científica no Laboratório de Fisiologia Cardiovascular; projetos de extensão sobre Doação de Medula Ósseia, Automedicação e Princípios dos Cuidados Paliativos e Luto; estágio na Liga do Hospital Erasto Gaertner; membro da diretoria da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LIAGO) da UFPR em 2017-2018; membro da diretoria da IFMSA Brazil Comitê Local da UFPR em 2018 como Diretora Local de Educação Médica. Idealizou e organizou o Primeiro workshop - Think Health; que ocorreu no Setor de Ciências da Saúde do HC-UFPR em 2017. Co-líder do Hacking Health Curitiba no ano de 2018 e voluntária no grupo Tech Ladies Brasil no ano de 2017. Algumas de suas atuais áreas de interesse: cirurgia, tecnologia e inovação em saúde.

Nathalia Crosewski, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (2019).

Gislaine Bonete, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda e Mestre em Fisiologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especializada em Fisioterapia em Saúde da Mulher pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Fisioterapeuta pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atua nas áreas de Fisioterapia em Uroginecologia, Coloproctologia, Obstetrícia e Oncologia Mamária.

Fernando Dias, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (1999), Aperfeiçoamento em Fisiologia Humana pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2001), Mestrado (2003) e Doutorado (2007) pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, área de concentração Fisiologia (UFPR), com período de treinamento no Departamento de Fisiologia e no Setor de Cardiologia da Universidade de Illinois em Chicago (UIC, EUA). Atuou como Pós-Doutor Associado em pesquisa no Departamento de Medicina, Setor de Cardiologia, da Universidade de Illinois em Chicago. Foi Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atualmente é Professor Associado do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná e foi Coordenador do Programa de Pós Graduação em Fisiologia - UFPR entre 2016-2020. Sua área de atuação em pesquisa foca a fisiologia e fisiopatologia cardiovascular e a avaliação e intervenção em Fisioterapia cardiovascular.

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Publicado

2020-07-20