Concepção e construção de mapa de recursos educacionais com base nos fundamentos da microaprendizagem em cursos MOOCS

Autores

Palavras-chave:

Microaprendizagem, Design Instrucional, Recursos educacionais

Resumo

Introdução: Microaprendizagem é uma estratégia que tem como princípio a disponibilização de recursos educacionais de maneira rápida, diversificada com conteúdos específicos. A equipe de produção pedagógica da UNA-SUS/UFMA realizou modificações no processo de planejamento e produção de cursos autoinstrucionais com base nesta estratégia criando o Mapa de Recursos Educacionais (MRE). Objetivo: Descrever o MRE como ferramenta de planejamento de recursos educacionais para cursos autoinstrucionais com base na Microaprendizagem, esclarecendo as etapas de criação e estruturação, principais informações e resultados de sua implementação no fluxo de trabalho. Métodos: Realizou-se: a) análise do macroplanejamento do curso; b) leitura analítica dos conteúdos; c) elaboração da proposta de recursos educacionais; d) apresentação da proposta de recursos; e) feedback formativo; f) construção de documento padrão para o MRE; g) apresentação do MRE às demais equipes envolvidas na produção e oferta. Resultados: O MRE, documento padronizado e institucionalizado como ferramenta de planejamento pedagógico na UNA-SUS/UFMA, facilitou o processo de produção pedagógica das soluções educacionais de forma objetiva e com fácil visualização, fortalecendo a comunicação entre profissionais e equipes. Conclusão: O MRE favorece o processo de planejamento e produção de recursos educacionais, sendo norteador para equipes envolvidas na produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Steffi Greyce de Castro Lima, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão, mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (em andamento). Designer Instrucional na UNASUS/UFMA (Universidade Aberta do SUS).  

Karoline Corrêa Trindade, Universidade Aberta do SUS/UFMA

Enfermeira, Especialista em Saúde da Família e Saúde Pública pela Universidade Estácio de Sá. Possui MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Tecnologias Educacionais e Educação à Distância pela Faculdade Laboro. Atualmente, é Designer Instrucional do Núcleo Pedagógico da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA), planejando e desenvolvendo soluções educacionais para EaD desde 2017 e Tutora, exercendo a função na Universidade Estadual do Maranhão - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET).

Cadidja Dayane Sousa do Carmo, Universidade Aberta do SUS/UFMA

Cirurgiã-dentista, com Mestrado e Doutorado em Odontologia. Especialista em Saúde da Família: Planejamento e Gestão MBA em Gestão em Saúde (FAE); Microbiologia Geral (Universidade CEUMA), Odontopediatria (Faculdade São Leopoldo Mandic/CE), Docência e Gestão na Educação a Distância (Faculdade Dom Alberto) e EaD e Tecnologias Educacionais (Universidade Pitágoras UNOPAR). Experiência na docência de ensino superior na modalidade EaD como tutora, supervisora de tutoria, orientadora de trabalho de conclusão de curso e designer instrucional na produção de conteúdos educacionais para a EaD pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA).

Paola Trindade Garcia, Universidade Federal do Maranhão

Fisioterapeuta, doutora em Saúde Coletiva. Especialista em Processos Educacionais na Saúde (IEP-Sírio Libanês), Saúde da Família (CEST) e em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (UFMA). Possui experiência em Educação a Distancia (EaD) e em metodologias ativas de ensino. Atualmente, é docente da Universidade Federal do Maranhão e coordenadora de Produção Pedagógica da UNA-SUS/UFMA. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Renasf. 

Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação - DTED/UFMA. Professora Titular da Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Radiologia Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado/Professora Visitante pela University of North Carolina/Chapel Hill-EUA. É Coordenadora da Universidade Aberta do SUS/ UFMA. É líder do Grupo de Pesquisa SAITE - Saúde, Inovação, Tecnologia e Educação.

Referências

Hug T. Microlearning: a new pedagogical challenge (introductory note). Microlearning 2005 draft. 2005. Disponível em: < https://www.researchgate.net/profile/Theo_Hug/publication/237397162_Microlearning_A_New_Pedagogical_Challenge_Introductory_Note/links/54009baf0cf23d9765a3f648/Microlearning-A-New-Pedagogical-Challenge-Introductory-Note.pdf >. Acesso em: Acesso em 12 ago. 2020

Jomah, O. Masoud, AK; Kishore, XP; Aurelia, S. Micro learning: A modernized education system. BRAIN. 2016;7(1):103-110. Disponível em: < https://docplayer.net/45813742-Micro-learning-a-modernized-education-system.html >. Acesso em: Acesso em 12 ago. 2020.

Alves, MM; André, CF. Modelo 70 20 10 e o microlearning: alternativas para problemas modernos na educação corporativa. TECCOGS. 2017;(16): 39-53. Disponível em: < http://ken.pucsp.br/teccogs/article/view/49107 >. Acesso em: 20 ago. 2020

Rocha, SSD. Joyce, CR. Moreira, MM. A educação a distância na era digital: tipologia, variações, uso e possibilidades da educação online. Research, Society and Development. 2020;9(6):1-18. Disponível em: < https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3390 > Acesso em 20 ago. 2020.

Souza, NS; Santiago, G; Lima, JV; Canto, AB Filho; Perry, GT. Análise das Trajetórias de Aprendizagem de Estudantes Inscritos em um MOOC. RENOTE. 2018;16(1):133-143. Disponível em: < https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/86034 > Acesso em: 18 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2022-06-30