Uso da plataforma Moodle na Telemedicina Acadêmica em apoio ao internato médico na atenção básica – Um relato de experiência
Palavras-chave:
Telessaúde, Educação médica, . Graduação, MedicinaResumo
Introdução: O uso de recursos tecnológicos no apoio à assistência, como a Telemedicina, deve ser incorporado aos currículos médicos. A segurança do ambiente virtual, que atenda a especificidade acadêmica, justificou o atual estudo. Objetivo: Implementar e avaliar uma ferramenta adaptada para solicitação da segunda opinião ao especialista, na proposta de telemedicina acadêmica, no curso de Medicina. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo com participação de alunos, professores, residentes de Saúde da Família e Comunidade do curso de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) em Salvador– Bahia – Brasil. Foi realizada análise das diversas ferramentas disponíveis na plataforma Moodle e construção da unidade educacional. Em seguida, um painel constituído pelos participantes do estudo, verificaram a usabilidade com a ferramenta Survey Usability Scale (SUS) Resultado: Definido o ambiente do Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) e recurso “Fórum” como estratégia mais adequadas. O painel de avaliação prévio à aplicação da estratégia educacional apontou que a ferramenta tinha bom índice de usabilidade com a escala SUS, entre os estudantes 94% (±7,2), dentre os residentes 77% (±15,8) e médicos 73% (±15,7). Conclusão: A proposta da telemedicina acadêmica, com a aplicação segunda opinião do especialista apresenta evidências de boa usabilidade.
Downloads
Referências
2. Bulik RJ, Shokar GS. Integrating telemedicine instruction into the curriculum: expanding student perspectives of the scope of clinical practice. Journal of telemedicine and telecare [Internet]. 2010;16(7):355–8. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20643847
3. Santos JR, Pimentel E, Dotta SC, Botelho W. Estudo comparativo de plugins Moodle para Análise e Acompanhamento da Aprendizagem. 2019;(Cbie):189.
4. Sabbatini RME. Ambiente de Ensino e Aprendizagem via Internet A Plataforma Moodle [Internet]. Instituto EduMed. 2012 [cited 2021 Oct 9]. Available from: https://ead.edumed.org.br/file.php/1/PlataformaMoodle.pdf
5. Dimer NA, Canto-Soares N do, Santos-Teixeira L dos, Goulart BNG de. Pandemia do COVID-19 e implementação de telefonoaudiologia para pacientes em domicílio: relato de experiência. CoDAS [Internet]. 2020;32(3). Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822020000300401&tlng=pt
6. Li L, Tam CW, Wang N, Cheung F, Zhou Q, Zhang C, et al. Effectiveness of blending E-learning with field trip on Chinese herbal medicine education: quasi-experimental study. BMC complementary medicine and therapies [Internet]. 2020 Aug 10;20(1):248. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/32778088
7. Educlass. Manual do Professor - Moodle [Internet]. [cited 2021 Oct 4]. Available from: https://educlass.com.br/moodle/mod/book/view.php?id=1010
8. Sauro J. A pratical guide to the System Usability Scale (SUS). Denver: Measuring Usability LLC. 2011;
9. Gama LN, Tavares CM de M. Desenvolvimento e avaliação de aplicativo móvel na prevenção de riscos osteomusculares no trabalho de enfermagem. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2019; Available from: https://www.scielo.br/j/tce/a/BwSXKYWx48V6cbFfxBX9R7C/?lang=en
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.