Novos repertórios para a prática profissional na Atenção Primária em Saúde: concepções de egressos da especialização no âmbito da Estratégia Saúde da Família
Palavras-chave:
Especialização, Educação à distância, Saúde da FamíliaResumo
Introdução: Partindo do objeto desta investigação, sobre as reverberações na prática dos egressos dos cursos de especialização no âmbito da Saúde da Família, da Rede UNA-SUS, este estudo teve como objetivo analisar as concepções de egressos sobre ganho de repertórios para a prática profissional advindas da especialização, no contexto da Atenção Primária em Saúde (APS). Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, transversal, com amostragem não probabilística. Foram realizadas 19 entrevistas com egressos que atuavam em unidades de saúde das cinco regiões do país. Para a produção dos dados, foi utilizado um roteiro semiestruturado, pré-testado, discutido e validado entre pares. Para a análise dos resultados, foi elaborada uma planilha para o processamento, utilizado o software Nvivo e observada a relação entre semelhanças e diversidades produzidas, relacionando sujeitos, atributos e condições sociais em que deram as práticas profissionais na APS. Resultados e discussão. Os resultados apontam que a especialização possibilitou ganhos quanto ao aprimoramento da prática profissional e implementação de ações aprendidas ao longo do processo educativo, potencializando o trabalho na APS. Conclusão: Reconhecendo o papel da educação à distância para a qualificação dos profissionais da APS, tem-se agora o desafio de avançar na inserção de novas tecnologias em saúde.
Downloads
Referências
2. Cezar DM, et al. Percepções dos médicos sobre a educação a distância e a contribuição da especialização em Saúde da Família. Interface (Botucatu) [Internet], v.23(Supl. 1): e180037, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/Interface.180037 Acesso em 10 jul.2021.
3. Campos FE, et al. O desafio dos processos e do mercado de trabalho na APS- o desafio da formação e da qualificação. In: Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Memórias da saúde da família no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 144 p.
4. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. PROESF- Projeto de Expansão e Consolidação do Saúde da Família. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
5. Marin MJS, et al. Formação na Modalidade a Distância pela Universidade Aberta do SUS: estudo qualitativo sobre o impacto do curso na prática profissional. Rev. Bras. Educação Médica [Internet], v. 41, n. 2, p.201 – 209, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/5Q4mH4qwVQBjG9CpSW8jy4b/?lang=pt Acesso em 02 jul. 2021.
5. Thumé E, et al. Reflexões dos médicos sobre o processo pessoal de aprendizagem e os significados da especialização à distância em saúde da família. Ciência & Saúde Coletiva [Internet], v. 21, n. 9, p. 2807-2814, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/Xx8KrS3fNggnKkWMdZH8pvr/?lang=pt&format=pdf Acesso em 10 jul. 2021.
6. Zwanikken PA, et al. Validation of public health competencies and impact variables for low- and middle-income countries. BMC Public Health [Internet], v. 20, n. 14, p. 55, 2014. Disponível em: https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/1471-2458-14-55 Acesso em 3 jul. 2021.
7. Maciel ELN, et al. Avaliação dos egressos do curso de especialização em Saúde da Família no Espírito Santo, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva [Internet], v. 15, n. 4, p. 2021-2028, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/KjnjZ3fjnHMtKhbDFChpy4w/?lang=pt Acesso em 3 jul. 2021.
8. Carácio FCC, et al. A experiência de uma instituição pública na formação do profissional de saúde para atuação em atenção primária. Ciência & Saúde Coletiva [Internet], v. 19, n. 7, pp. 2133-2142, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/DTVfcYC9WdDZBYLsq4TY3DS/abstract/?lang=pt Acesso em 5 mar.2022.
9. Moraes MLS, et al. Impact of distance education on primary health care indicators in central Brazil: An ecological study with time trend analysis. PLoS One [Internet], v. 14, n. 3, e0214485. 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30913272/ Acesso em 4 jul.2021.
10. Bardin L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2011.
11. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12 ed. São Paulo: HUCITEC, 2010.
12. Gomes R. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: Minayo MCS, organizadora. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 32.ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
13. Macinko J, Mendonça CS. Estratégia Saúde da Família, um forte modelo de Atenção Primária à Saúde que traz resultados. Saúde em Debate [Internet], v. 42, número especial 1, p. 18-37, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/Kr7jdgRFHmdqnMcP3GG8JTB/?format=pdf&lang=ptn Acesso em 2 jul. 2020.
14. Ferreira SRS, Perico LAD, Dias VRGF. The complexity of the work of nurses in Primary Health Care. Rev. Bras Enferm, v.71, (Supl 1), p. 704-9, 2018. [Issue Edition: Contributions and challenges of practices in collective health nursing].
15. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior (BR). Resolução CNE/CES n. 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?
option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192 Acesso em 28 fev.2022.
16. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior (BR). Resolução CNE/CES n. 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf Acesso em 28 fev.2022.
17. Conselho Nacional de Saúde (BR). Resolução n. 569, de 8 de dezembro de 2017. Apresenta os princípios gerais a serem incorporados nas DCN de todos os cursos de graduação da área da saúde. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2017/Reso569.pdf Acesso em 06 mar. 2022.
18. Oliveira APC, et al. The State of Nursing in Brazil. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet], v. 28, e3404, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/nwPZbvkYp6GNLsZhFK7mGwd/?lang=en Acesso em 02 mar. 2022.
19. Scheffer M, et al. Demografia Médica no Brasil 2020. São Paulo: FMUSP, CFM, 2020. 312 p. ISBN: 978-65-00-12370-8.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.