Tutoria especializada e webinários:
inovações em cursos autoinstrucionais
Palavras-chave:
Educação a Distância, Tutoria, Vigilância em saúde públicaResumo
Introdução: Para qualificar os trabalhadores da saúde no contexto da pandemia da COVID-19, a Fiocruz MS em parceria com o Departamento de Emergências em Saúde Pública organizou o Programa Educacional em Vigilância e Cuidado em Saúde no Enfrentamento da COVID-19 e de outras doenças virais, composto por quatro cursos autoinstrucionais: Fundamentos e tecnologias para o enfrentamento da COVID-19 e outras doenças virais (FT-SUS), Enfrentamento da COVID-19 (COVID) e demais doenças virais, Enfrentamento das Arboviroses (ARBO) e Plano de Contingência: dimensões para operacionalização (PCONT). Objetivo: Relatar a experiência da tutoria especializada e de webinários em cursos autoinstrucionais. Metodologia: Relato de experiência, mediante a participação de 46.490 estudantes, no período de março a agosto de 2022. Resultados: A participação dos estudantes em fórum de tutores especialistas foram: 1.737 no COVID, 518 no ARBO, 500 no FT-SUS e 262 no PCONT. Neles foram abordadas questões relativas a: orientação quanto à certificação, elogios ao curso, questões técnicas de conteúdo, interação nas atividades. Foram ofertados ainda quatro webinários temáticos, cuja participação variou de 100 a 450 participantes. Conclusão: A tutoria especializada e a realização de webinários representam inovação em cursos autoinstrucionais visando melhor qualificação, interação com o estudante, adesão e conclusão nessa modalidade de curso.
Downloads
Referências
2. Schettino G, Capone V. Learning Design Strategies in MOOCs for Physicians' Training: A Scoping Review. Int J Environ Res Public Health. 2022 Oct 31;19(21):14247. doi: 10.3390/ijerph192114247. PMID: 36361125; PMCID: PMC9657716.
3. UNASUS. II Relato de experiências em tecnologias educacionais do Sistema UNA-SUS 2015 / Organização de Cristine Martins Gomes de Gusmão... [et al.]. Recife : Ed.Universitária da UFPE, 2015. 325 p
4. _____. XXVII Reunião Rede UNA-SUS. Educação em Saúde Digital. Anais do 27 Encontro Nacional da Rede Universidade Aberta do SUS: Educação em Saúde Digital, de 04 a 08 de agosto de 2021 [recurso eletrônico]/organização, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Goiás, Rede Universidade Aberta do SUS.Dados eletrônicos- Goiânia: UFC,UFG, UNA-SUS, 2021. 104 p.:il. Available from:http://www.nuteds.ufc.br/wp-content/uploads/2021/12/27o-ANAIS-UNA-SUS-2021-2-2.pdf
5. Jordan K. Massive open online course completion rates revisited: Assessment, length and attrition. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, 16(3), 2015.Available from: https://doi.org/10.19173/irrodl.v16i3.2112
6. Campos KA, Santos FM. A educação a distância no âmbito da educação permanente em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Revista Serv.Público. Brasilia 67(4):603-626 out/dez. 2016
7. Feijó G, Silveira CAN, Fracon JF, Poças KC, Lima MG, Rafael Mota Pinheiro RM.II Curso de especialização em saúde da família autoinstrucional da Universidade de Brasília. II Relato de experiências em tecnologias educacionais do Sistema UNA-SUS 2015 / Organização de Cristine Martins Gomes de Gusmão... [et al.]. – Recife : Ed. Universitária da UFPE. 2015
8. Melli NCA, Barion ECN. Análise de uma formação continuada autoinstrucional direcionada a professores mediadores de um curso a distância. XV SIMPÓSIO DOS PROGRAMAS DE MESTRADO PROFISSIONAL UNIDADE DE PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E PESQUISA. Disponivel em: http://www.pos.cps.sp.gov.br/files/artigo/file/995/240b9c08d98509240a2f04d5a4e3b718.pdf Acesso em 02 dez.2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.