Tutoria especializada e webinários:

inovações em cursos autoinstrucionais

Autores

Palavras-chave:

Educação a Distância, Tutoria, Vigilância em saúde pública

Resumo

Introdução: Para qualificar os trabalhadores da saúde no contexto da pandemia da COVID-19, a Fiocruz MS em parceria com o Departamento de Emergências em Saúde Pública organizou o Programa Educacional em Vigilância e Cuidado em Saúde no Enfrentamento da COVID-19 e de outras doenças virais, composto por quatro cursos autoinstrucionais: Fundamentos e tecnologias para o enfrentamento da COVID-19 e outras doenças virais (FT-SUS), Enfrentamento da COVID-19 (COVID) e demais doenças virais, Enfrentamento das Arboviroses (ARBO) e Plano de Contingência: dimensões para operacionalização (PCONT). Objetivo: Relatar a experiência da tutoria especializada e de webinários em cursos autoinstrucionais. Metodologia: Relato de experiência, mediante a participação de 46.490 estudantes, no período de março a agosto de 2022. Resultados: A participação dos estudantes em fórum de tutores especialistas foram: 1.737 no COVID, 518 no ARBO, 500 no FT-SUS e 262 no PCONT. Neles foram abordadas questões relativas a: orientação quanto à certificação, elogios ao curso, questões técnicas de conteúdo, interação nas atividades. Foram ofertados ainda quatro webinários temáticos, cuja participação variou de 100 a 450 participantes. Conclusão: A tutoria especializada e a realização de webinários representam inovação em cursos autoinstrucionais visando melhor qualificação, interação com o estudante, adesão e conclusão nessa modalidade de curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Helena Mendonça de Moraes, Fiocruz Mato Grosso do Sul

Mestra em Saúde Pública.  Fiocruz Mato Grosso do Sul.

Sandra Maria do Valle Leone de Oliveira, Fiocruz Mato Grosso do Sul

Doutor em Doenças infecciosas e parasitária. Fiocruz Mato Grosso do Sul.

Zoraida del Carmen Fernandez, Fiocruz Mato Grosso do Sul

Doutora em Virologia. Fiocruz Mato Grosso do Sul.

Ana Paula da Costa Marques, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Ciências da Saúde. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Jackeline Leite Pereira Pavin, Ministério da Saúde

Doutora em Biologia Celular e Molecular. Ministério da Saúde.

Débora Dupas Gonçalves do Nascimento, Fiocruz Mato Grosso do Sul

Doutora em Ciências. Fiocruz Mato Grosso do Sul.

Referências

1. Canavese D, Gerhardt TE, Ghiorzi B, Santos MB, Polidoro M. Cursos abertos on-line e massivos (Massive Open Online Courses - MOOC): Instrumentalização a partir do compartilhamento de experiências na Saúde Coletiva Sau. & Transf. Soc., ISSN 2178-7085, Florianópolis, v.11, n.2, p.001-014, 2020
2. Schettino G, Capone V. Learning Design Strategies in MOOCs for Physicians' Training: A Scoping Review. Int J Environ Res Public Health. 2022 Oct 31;19(21):14247. doi: 10.3390/ijerph192114247. PMID: 36361125; PMCID: PMC9657716.
3. UNASUS. II Relato de experiências em tecnologias educacionais do Sistema UNA-SUS 2015 / Organização de Cristine Martins Gomes de Gusmão... [et al.]. Recife : Ed.Universitária da UFPE, 2015. 325 p
4. _____. XXVII Reunião Rede UNA-SUS. Educação em Saúde Digital. Anais do 27 Encontro Nacional da Rede Universidade Aberta do SUS: Educação em Saúde Digital, de 04 a 08 de agosto de 2021 [recurso eletrônico]/organização, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Goiás, Rede Universidade Aberta do SUS.Dados eletrônicos- Goiânia: UFC,UFG, UNA-SUS, 2021. 104 p.:il. Available from:http://www.nuteds.ufc.br/wp-content/uploads/2021/12/27o-ANAIS-UNA-SUS-2021-2-2.pdf
5. Jordan K. Massive open online course completion rates revisited: Assessment, length and attrition. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, 16(3), 2015.Available from: https://doi.org/10.19173/irrodl.v16i3.2112
6. Campos KA, Santos FM. A educação a distância no âmbito da educação permanente em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Revista Serv.Público. Brasilia 67(4):603-626 out/dez. 2016
7. Feijó G, Silveira CAN, Fracon JF, Poças KC, Lima MG, Rafael Mota Pinheiro RM.II Curso de especialização em saúde da família autoinstrucional da Universidade de Brasília. II Relato de experiências em tecnologias educacionais do Sistema UNA-SUS 2015 / Organização de Cristine Martins Gomes de Gusmão... [et al.]. – Recife : Ed. Universitária da UFPE. 2015
8. Melli NCA, Barion ECN. Análise de uma formação continuada autoinstrucional direcionada a professores mediadores de um curso a distância. XV SIMPÓSIO DOS PROGRAMAS DE MESTRADO PROFISSIONAL UNIDADE DE PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E PESQUISA. Disponivel em: http://www.pos.cps.sp.gov.br/files/artigo/file/995/240b9c08d98509240a2f04d5a4e3b718.pdf Acesso em 02 dez.2022.

Downloads

Publicado

2023-03-30