Plataforma Arouca e ARES:
relação entre dois elementos constituintes do Sistema UNA-SUS
Palavras-chave:
Educação à distância, Educação médica continuada, Sistema único de SaúdeResumo
O Sistema UNA-SUS foi criado com a finalidade de propiciar formação continuada e à distância aos profissionais da saúde, especialmente àqueles vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para que esse objetivo seja alcançado, o Sistema conta com três pilares inter-relacionados: Rede UNA-SUS, Plataforma Arouca e o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES). Assim, as instituições que compõem a Rede são responsáveis pela prospecção e criação de recursos educacionais em saúde, os quais são ofertados por meio da Plataforma Arouca e, quando encerrados, disponibilizados em acesso aberto no ARES. Nesse contexto, o Sistema UNA-SUS é capaz de propiciar a reutilização de seus recursos educacionais a longo prazo e gratuitamente. Diante disso, busca-se verificar se o encerramento de um curso na Plataforma Arouca tem repercutido em sua disponibilização no ARES, conforme originalmente planejado. Para alcançar os resultados desejados aplicou-se uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quantitativa. Conclui-se que o ARES traz um total de 949 recursos descritos no acervo “Material multimídia”, os quais fazem referência ao curso no todo ou suas partes (módulos). Por outro lado, a Plataforma Arouca tem 300 cursos encerrados, sendo que 92 estão disponibilizados no ARES, o que representa um total de 30.66% do total. Diante dos resultados conclui-se que as instituições podem estar enfrentando algum problema na inserção desses materiais ou que é necessário otimizar o sistema de descrição e busca do repositório.
Downloads
Referências
2. CAMPOS, F. E. de et al. O desafio dos processos e do mercado de trabalho na APS - o desafio da formação e qualificação. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Memórias da Saúde da Família no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. p.124-132. (Série I. História da Saúde no Brasil)
3. Brasil. Decreto n° 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. 2017 maio 30. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm#art24
4. OLIVEIRA, Vinícius de Araújo et al. A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS): avanços até o momento. In: GUSMÃO, Cristine Martins Gomes de et al (org.). Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS. Recife: UFPE, 2014. p.311-328. Disponível em:https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42044
5. Creswell JW. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2 ed. Porto Alegre: Artmed; 2007. 228 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.