VigiEpidemia:
estratégias para educação permanente de trabalhadores da saúde na pandemia da COVID-19
Palavras-chave:
Educação a Distância, Tutoria, Vigilância em saúde públicaResumo
Introdução: A pandemia da COVID-19 exigiu uma rápida reorganização nos processos educacionais. Para atender esse objetivo foi estruturado um Programa Educacional em Vigilância e Cuidado em Saúde no Enfrentamento da COVID-19 e de outras doenças virais (VigiEpidemia). O objetivo desse estudo foi caracterizar o perfil dos matriculados, a taxa de concluintes e relatar as estratégias adotadas para garantir maior adesão, aproveitamento e certificação. Métodos: Relato de experiência de dados avaliados de março a dezembro de 2022. Os dados sociodemográficos e estratégias adotadas foram obtidos do ambiente virtual de aprendizagem da Plataforma UNASUS. Resultado: Ao total 61.343 mil alunos se matricularam nos quatro cursos autoinstrucionais. Entre aqueles matriculados simultaneamente nos quatro cursos e concluintes predominaram mulheres e profissionais de enfermagem. A completude nos cursos autoinstrucionais global foi de 40% (variou de 37% a 46%). As estratégias foram: estruturação de uma tutoria especializada, adoção de um plano de comunicação em mídias sociais, oferta de webinários temáticos e de uma especialização. Conclusão: O VigiEpidemia contribuiu com a educação permanente dos trabalhadores de saúde em meio a uma crise sanitária. Utilizou estratégias combinadas para aumentar a conclusão, atualizar conhecimentos acerca das doenças virais de importância para o Sistema Único de Saúde.
Downloads
Referências
2. Neves NSN, Machado CJS, Fialho LMF, Sabino RN. Utilização de lives como ferramenta de educação em saúde durante a pandemia pela Covid-19. Educação & Sociedade [online]., v. 42, e240176. 2022. Available from: https://doi.org/10.1590/ES.240176
3. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria n° 343, de 17 de março de 2020. Substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Diário Oficial da União: Brasília, 2020
4. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria n. 198/GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 fev. 2004. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/bvsms/resource/pt/mis-956
5. Oliveira IKP,Castro LGF de,Sousa BSS,Calazans BJF. Educação permanente em saúde: desafios e aplicabilidade. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas e da Saúde - UNIT - SERGIPE, 7(1), 82–102. 2021. Available from: https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/10243
6. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2009. 64 p.
7. Stroschein KA, Zocche DAA. Educação permanente nos serviços de saúde: um estudo sobre as experiências realizadas no Brasil (2011). Trabalho, Educação e Saúde [online]. v. 9, n. 3 [Acessado 19 Dezembro 2022], pp. 505-519. Available from:https://doi.org/10.1590/S1981-77462011000300009.
8. Brasil (a). Ministério da Saúde. Painel Geral Coronavírus (2022). [Acessado em 09 janeiro 2022] https://covid.saude.gov.br.
9. Brasil (b) Ministério da Saúde. Ministério da Saúde lança campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti (2022). [Acessado em 26 Dezembro 2022] Available from:https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/outubro/ministerio-da-saude-lanca-campanha-de-combate-ao-mosquito-aedes-aegypti-de-2022
10. Gasque KCS, De Souza Rodrigues MM, Lemos AF, De Guimarães Araújo D. Sistema Una-Sus Como Ferramenta De Democratização Da Educação Permanente Em Saúde.Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta e a Distância.2021;20(1).Available from:http://Seer.Abed.Net.Br/Index.Php/RBAAD/Article/View/476/385
11. Fiocruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Força motriz do SUS (2022) Available from:https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/forca-motriz-do-sus.
12. UNASUS. II Relato de experiências em tecnologias educacionais do Sistema UNA-SUS 2015 / Organização de Cristine Martins Gomes de Gusmão... [et al.]. Recife : Ed.Universitária da UFPE, 2015. 325 p
13. _____. XXVII Reunião Rede UNA-SUS. Educação em Saúde Digital. Anais do 27 Encontro Nacional da Rede Universidade Aberta do SUS: Educação em Saúde Digital, de 04 a 08 de agosto de 2021 [recurso eletrônico]/organização, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Goiás, Rede Universidade Aberta do SUS.Dados eletrônicos- Goiânia: UFC,UFG, UNA-SUS, 2021. 104 p.il. Available from:http://www.nuteds.ufc.br/wp-content/uploads/2021/12/27o-ANAIS-UNA-SUS-2021-2-2.pdf
14. Jordan K. Massive open online course completion rates revisited: Assessment, length and attrition. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, 16(3), 2015.Available from: https://doi.org/10.19173/irrodl.v16i3.2112
15. Schettino G, Capone V. Learning Design Strategies in MOOCs for Physicians' Training: A Scoping Review. Int J Environ Res Public Health. 2022 Oct 31;19(21):14247. Available from: https://doi: 10.3390/ijerph192114247
16. Souza, SS de, Aragon GT. Estilos de Aprendizagem e Ensino a Distância na Perspectiva da Inclusão. EaD Em Foco, 8(1).2018. Available from:https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.668
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.