Critérios de acessibilidade na validação pedagógica de conteúdo para EaD online

um relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Educação a Distância, Acessibilidade, Designer Instrucional

Resumo

Introdução: Na Educação a Distância (EaD), é importante contemplar critérios de acessibilidade a fim de garantir a inclusão das pessoas com deficiência. Este estudo tem o objetivo de compartilhar a experiência do Designer Instrucional (DI) em atividades de validação pedagógica de conteúdos para EaD, atendendo a critérios de acessibilidade. Relato da Experiência: Os DIs da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde vinculada à Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) envolvidos na produção de conteúdos com critérios de acessibilidade aplicam um método de validação pedagógica em que avaliam o texto e auxiliam na adaptação necessária. Ainda realizam o teste de navegação para verificar a acessibilidade do texto por meio de ferramentas de verificação e leitores automatizados de tela. Todos esses aspectos ajudam a qualificar o conteúdo no que diz respeito à acessibilidade, previamente à produção dos recursos digitais. Considerações Finais: A validação pedagógica é uma etapa estratégica para a elaboração de um conteúdo educativo acessível. Para isso, é notável o papel crucial do Designer Instrucional (DI) como elo entre a estruturação pedagógica, o material didático e o recurso educacional digital, desempenhando a função de guiar esse processo e garantir a qualidade e acessibilidade dos produtos educacionais para EaD.

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Publicado

2024-09-13