Dialogando com os jovens sobre a obesidade através de uma Web-Rádio
Abstract
Introdução: A obesidade como um problema de saúde pública vem despertando a necessidade de se discutir com as juventudes maneiras de educação e prevenção cotidiana. O objetivo deste estudo, portanto, é descrever o uso de uma Tecnologia Digital de Informação e Comunicação, como a Web Rádio "AJIR", para promover a discussão sobre obesidade entre jovens escolares através do Programa em “Sintonia com a Saúde”. Métodos: O estudo trata de uma pesquisa–interventiva, na qual se descrevem as ações de intervenção de uma enfermeira junto a jovens de uma escola pública do município de São Benedito/CE, por meio do projeto de extensão “Em Sintonia com a Saúde” veiculado pela Web Rádio AJIR. O público principal do programa da Web Rádio foi de 19 escolares do nono ano do ensino fundamental. Resultados e discussões: Foi possível perceber, através dos questionamentos, que alguns estudantes sabem da definição, tipos e causas da diabetes e também aprofundaram seus conhecimentos sobre a temática obesidade, apresentando dúvidas sobre as doenças ocasionadas por ela e seus fatores de riscos. Conclusão: A Web Rádio é um avanço tecnológico que está conquistando os ambientes escolares e que proporciona aos estudantes uma forma diferenciada de educação em saúde, encorajando-os à adoção de hábitos de vida saudáveis. sobre as doenças ocasionadas por ela e seus fatores de riscos.
Downloads
Literaturhinweise
Honório RF, Hadler MCCM. Prevalência de Obesidade e Sobrepeso em Crianças do Programa Saúde na Escola de Goiânia-Go. Cadernos de Saúde Pública, 2012;29(13):1309-1316
Constante JP, Rizzato SS, Oliveira TP, Vieira ML, Szwarcwald CL, Malta DC. Prevalência e distribuição sociodemográfica de marcadores de alimentação saudável. Pesquisa Nacional de Saúde, Brasil 2013. Epidemiol. Serv. Saúde, 2015; 24(2), 267-276. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=s ci_arttext&pid=S2237- 96222015000200267&lng=en.
Moran JM, Massetto MT, Behrens MA. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012.
Mohammed E, Malerba JP. Dos Usos Comunitários da Webradiofonia no Contexto Migratório Transnacional. REMHU, Rev. Interdiscip. Mobil. Hum., abril 2016; 24(46): 109-127. [Acesso em 28 mar 2018]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=s ci_arttext&pid=S1980- 85852016000100109&lng=en&nrm=iso.
Torres RAM, Silva MAM, Bezerra AEM, Abreu LDP, Mendonça GMM. Comunicação em saúde: uso de uma web-rádio com escolares. Journal of Health Informatics, 2015; 2(7).
Rocha ML, Aguiar KF. Pesquisaintervenção e a produção de novas análises. Psicol. Cienc. 2003; 23(4):64- 73.
Abreu LDP. Protótipo de um software educativo sobre métodos contraceptivos: uma ferramenta pedagógica para cuidado de enfermagem com as juventudes. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) Programa de Pósgraduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará; 2017.
Minayo MCS. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 10 ed. São Paulo: HUCITEC, 2006. 406p.
Brasil. RESOLUÇÃO N. 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012. Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde. [Acesso em 4 dez 2017]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegi s/cns/2013/res0466_12_12_2012.html.
Rodrigues APS, Sousa NG. A internet e o ensino de geografia. Projeção e Docência, 2012; 1 (3): 37- 55.
Marteau T et al. Changing human behavior to prevent disease: the importance of targeting automatic processes. Science. 2012, 1 (337), 1492- 1495.
Galvão MCB. A ciência da implementação. In: Almeida Junior, OF. Infohome [Internet]. Londrina: OFAJ, 2017. Disponível em: http://www.ofaj.com.br/colunas_conteu do.php?cod=1092
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.