Avaliação Preliminar da Recomendação das Ofertas da UNA-SUS a Terceiros
Schlagworte:
Avaliação, Educação Permanente, IdosoAbstract
Introdução: A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) oferta diversos programas em Educação Permanente em saúde. Ao final de cada microcurso, uma enquete é disponibilizada ao usuário visando obter suas percepções sobre a oferta. O item relacionado a recomendação de um microcurso a terceiros é uma forma de avaliar a satisfação deste usuário. Portanto, entender fatores que impactam esta variável pode gerar insights para futuras ofertas da UNA-SUS. Objetivo: Investigar fatores que influenciam na recomendação de cursos da UNA-SUS feita por usuários, a partir das enquetes de conclusão. Métodos: Foram consideradas as ofertas do período de 2020 a 2021. Participaram deste estudo 150.000 respostas das enquetes dos concluintes do Programa de formação em Saúde da Pessoa Idosa. Uma regressão robusta de Poisson foi computada. Resultados: Observou-se redução da prevalência em recomendar cursos da UNA-SUS a terceiros com as variáveis: atividades de trabalho comprometeram a participação, dificuldade em navegar em ambiente do curso; adequação do conteúdo as expectativas de aprendizagem; e forma de apresentação do conteúdo. As mulheres tiveram mais chances em recomendar os microcursos em relação aos homens. Conclusão: Espera-se em futuras pesquisas a adoção desta metodologia em outros programas da UNA-SUS visando a promoção de insights a futuras ofertas.
Downloads
Literaturhinweise
2. Gasque KC da S, Bessa JRC, Rodrigues MMDS, et al. Ofertas de qualificação à força de trabalho da saúde brasileira durante a pandemia de COVID-19. Rev Saúde Digital Tec Educ 2022; 1–18.
3. Farias WD de, Oliveira JM de, Bessa JRDC, et al. Adesão dos trabalhadores da odontologia em ofertas de educação permanente sobre covid-19 oferecidos pelo sistema UNA-SUS: um estudo transversal. Rev Saúde Digital Tec Educ 2022; 34–46.
4. Ferreira DD, Colussi CF, Gasque KC da S, et al. Educação Permanente em Saúde no SUS: evasão em um programa de qualificação profissional a distância em atenção domiciliar. Saúde & Transformação Social 2022; 13: 19–30.
5. Ministério da Educação. Portaria Interministerial no 10, de 11 de julho de 2013. Regulamenta o Decreto no 7.385, de 8 de dezembro de 2010, que instituiu o Sistema da Universidade Aberta do Sistema Unico de Saúde (UNA-SUS). Brasília, 2013.
6. Savassi LCM, Paula HC de, Figueiredo AM de, et al. A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na Educação a Distância em Saúde. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais; 4.
7. Savassi LCM, Mota LG, Oliveira V de A, et al. Análise de perfil de egressos dos cursos autoinstrucionais em Saúde da pessoa Idosa da secretaria Executiva da UNA-SUS. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais; 4.
8. Gasque KC da S, Bessa JR, Caldeira FI, et al. Investigação da motivação em qualificação profissional dos usuários em realizar cursos da UNA-SUS sobre temáticas associadas à Saúde Integral do Idoso. Saúde & Transformação Social 2022; 13: 94–104.
9. Vendruscolo C, Trindade L de L, Metelski FK, et al. Contribuições da educação permanente aos núcleos ampliados de saúde da família. Escola Anna Nery; 24. Epub ahead of print 2020. DOI: 10.1590/2177-9465-ean-2019-0273.
10. Gonçalves CB, Pinto IC de M, França T, et al. A retomada do processo de implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no Brasil. Saúde em Debate; 43. Epub ahead of print 2019. DOI: 10.1590/0103-11042019s101.
11. Silva JB da. A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel: uma análise das condições necessárias. Research, Society and Development 2020; 9: e09932803.
12. Pereira AMF, Fernandes SCS, Bittencourt II, et al. Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de literatura. Educação e Pesquisa; 48. Epub ahead of print 2022. DOI: 10.1590/s1678-4634202248237870por.
13. Green JA. Too many zeros and/or highly skewed? A tutorial on modelling health behaviour as count data with Poisson and negative binomial regression. Health Psychol Behav Med 2021; 9: 436–455.
14. Hutchinson MK, Holtman MC. Analysis of count data using Poisson regression. Res Nurs Health 2005; 28: 408–418.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.