Gerenciamento de projetos educacionais para a EaD: experiência da equipe de produção pedagógica da UNA-SUS/UFMA
Palabras clave:
Educação a Distância, Formulação de Projetos, Gerenciamento da Prática ProfissionalResumen
Introdução: O gerenciamento de projetos pode ser entendido como a aplicação de conhecimentos e técnicas para garantir a execução exitosa de projetos para uma entrega de valor ao cliente ou ao usuário. Existem diversas metodologias de gerenciamento de projetos, a maioria destas, permite uma utilização adaptável considerando a natureza da atividade, os processos organizacionais e a finalidade do projeto. Assim, este trabalho objetiva descrever a experiência de gestão de projetos educacionais da equipe de produção pedagógica da UNA-SUS/UFMA. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre o planejamento e o gerenciamento de projetos educacionais na UNA-SUS/UFMA. Resultados: O gerenciamento de projetos educacionais é o resultado de uma combinação de práticas que atendem aos aspectos do gerenciamento de projetos tradicional e ágil na produção dos recursos educacionais. O processo é desenvolvido com apoio de supervisores de produção que utilizam ferramentas de produtividade e gerenciamento de processos e atividades. Conclusão: Com as práticas adotadas obteve-se maior autonomia da equipe produtora para decisão das melhores soluções educacionais, maior colaboração intra-equipe, maior nível de autorresponsabilidade sobre as atividades atribuídas, documentação dos projetos mais abrangente e eficiente, escopos de produção melhor definidos, porém não engessados.
Descargas
Citas
Vargas, RV. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 9. ed. Rio de Janeiro: Brasport; 2018. 288 p.
Lens, GKS. Diretrizes para a gestão de projetos de cursos de capacitação na modalidade de educação a distância. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento; 2010. 147f.
Almeida, MEB de; Terçariol, AAL.; Mendes, M.; Bancovsky, R. O Processo de gestão de projetos em EAD: tecendo algumas considerações a partir do projeto gestão escolar e tecnologias. In: RIBIE - VIII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa, San Jose. 2006.
Ribeiro, LOM; Timm, MI; Zaro, MA. Gestão de EAD: a importância da visão sistêmica e da estruturação dos CEADS para a escolha de modelos adequados. CINTED-UFRGS: Novas Tecnologias na Educação, v. 5, n.1, julho 2007.
Keeling, R. Branco, RHF. Gestão de Projetos: uma abordagem global. 4. ed. São Paulo: Saraiva; 2018.
SCHWABER, K.; SUTHERLAND, J. Guia do Scrum. Um guia definitivo para o Scrum: As regras do Jogo. Scrum.org: 2020.
Universidade Aberta do SUS. Conheça a UNA-SUS. [online]. 2021. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/institucional/unasus. Acesso em 15/10/2021.
Universidade Aberta do SUS. Universidade Federal do Maranhão. Nossos números. [online]. 2021. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/institucional/unasus https://www.unasus.ufma.br/. Acesso em: 18/10/2021.
Schwaber, K; Sutherland, J. O Guia do Scrum: o guia definitivo para o scrum: as regras do jogo. Editora: Scrum guides. [online], v. 1. 2020. Disponível em: https://scrumguides.org/docs/scrumguide/v2020/2020-Scrum-Guide-PortugueseBR.pdf. Acesso em: 15/10/2021.
Project Management Institute (PMI). Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK®). [online], 6. ed. Newtown Square, PA: Project Management Institute; 2017. 763 p. Disponível em: https://dicasliderancagp.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Guia-PMBOK-6%C2%AA-Edi%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 15/10/2021.
Association of Business Process Management Professionals (ABPMP). Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio: corpo comum de conhecimento (BPM CBOK®). [online], 1. ed. Association of Business Process Management Professionals: 2013. 453p. Disponível em: https://cdn.ymaws.com/www.abpmp.org/resource/resmgr/Docs/ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese.pdf. Acesso em: 22/04/2022.
Kanban University. O Guia oficial do método Kanban. Editora: Kanban University. [online], v. 1. 2021. 15 p. Disponível em: https://resources.kanban.university/wp-content/uploads/2021/04/The-Official-Kanban-Guide_Portuguese_A4.pdf Acesso em: 15/10/2021.
Cruz, F. Scrum e PMBOK®: unidos no gerenciamento de projetos. 5. ed. Rio de Janeiro: Brasport; 2013. 388p.
Soares, MS. Comparação entre Metodologias Ágeis e Tradicionais para o Desenvolvimento de Software. INFOCOMP Journal of Computer Science, v. 3, n. 2, p. 8-13, 2004.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.