Produção de vídeo educacional: modelo interativo usando o PBL
Abstract
Introdução: Atualmente, com as constantes mudanças macroeconômicas e tecnológicas, a educação está passando por alterações para além da sala de aula, como por exemplo, a criação de conteúdos de mídia na internet. Essa mudança é influenciada em grande parte pelas tendências tecnológicas e pedagógicas, destacando a facilidade de acesso da internet em todo o mundo e um aumento no número de usuários mobile. Neste cenário, pesquisas mostram que a ferramenta de vídeo melhora a qualidade e a experiência de aprendizagem do usuário. Muitos conteúdos educacionais em vídeo abordam os temas de forma tradicional. No entanto, pode-se dizer que é escasso o uso de vídeos educacionais que usam o método Problem Based Learning (PBL). Objetivo: Desenvolver videoaulas na área da infectologia, usando como base um problema e usufruindo do método PBL para apresentar os temas aos alunos de forma integrada e prática. Métodos: Foi construído um caso clínico sobre endocardite infecciosa, e que possuísse elementos para a discussão da microbiologia do agente infeccioso, imunologia e tratamento farmacológico. Um roteiro foi produzido e nele constava o diálogo dos alunos e o que seria exibido, além disso, foi planejado como seria o plano de fundo, as informações passadas, a forma de passa-las, o tempo do vídeo, assim como o ângulo da câmera e a posição do microfone. As falas também foram escritas objetivando introduzir naturalidade e descontração nas informações relevantes. Os esquemas, foram todos elaborados pelos estudantes, com base em seus estudos individuais. Optamos por gravar áudio e vídeo separadamente, transmitir apenas as mãos dos estudantes e passar os esquemas desenhados em papel usando um fundo branco. Resultados: Para construir o caso clínico e o roteiro, foi necessária uma extensa busca bibliográfica por meio de livros e tratados que dessem informações com alta credibilidade sobre o assunto, as informações tiveram de ser colocadas em uma ordem lógica semelhante à vista em livros de medicina interna para que fosse obtido um maior nível de compreensão por parte do espectador. As falas também foram escritas com o intuito de introduzir natural e descontraidamente informações relevantes, sejam elas técnicas ou não, bem como para melhorar a transição entre os assuntos. Os esquemas, foram todos elaborados antes pelos monitores tendo por meta trazer as informações técnicas para um plano imagético e mais amigável para que o espectador tivesse maior facilidade de entender o assunto transmitido. Conclusões: A produção de vídeos com fins educativos propicia a conversão do conteúdo estático dos livros em dinâmicos, pode ter uma abrangência muito grande, produz de certa forma um legado, deixando um conteúdo dialogado registrado para ser exibido quando e onde quiser além de ser um material de baixo custo que gera uma produtividade cognitiva comparado a poucos materiais didáticos.Downloads
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