Blog Educacional - Sexualidade: Somos Iguais
Resumo
Objetivo: este relato de experiência apresenta a experiência de produção de um blog educacional com objetivo de dinamizar a relação de ensino aprendizagem sobre o contexto da sexualidade de adolescentes com deficiência. Método: foi utilizada a tecnologia da informação e comunicação (TIC) como recurso educacional, uma vez que as TIC e a Internet redesenham a educação sob novas formas de ensino e aprendizagem de uma forma mais efetiva. Resultados: o blog “Sexualidade: somos iguais” atuou de forma dinâmica no processo de construção de novos saberes, os quais, combinados com outras mídias e outros recursos didáticos, se constituem como uma opção adequada, despertando e fomentando a disseminação desta temática Conclusão: evidencia-se, portanto, que a tecnologia contribui significativamente com a educação, uma vez que vivemos na sociedade da informatização. Os blogs educacionais aceleram e democratizam a informação.
Downloads
Referências
Pereira MF. A sexualidade na deficiência mental: mitos e tabus [dissertação]. Lisboa: Escola Superior de Educação João de Deus; 2013.
Vygotsky L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes; 1988.
Lévy P. Cibercultura. 4ª ed. Rio de Janeiro: Editora 34; 2003.
Cardoso JP, Rosa VR, Lopes CRS, Vilela ABA, Santana As, Silva ST. Construção de uma práxis educativa em informática na saúde para ensino de graduação. Ciênc. saúde coletiva. 2008; 13(1):283-8.
Valente JA. A escola que gera conhecimento. In: Fazenda ICA, organizador. Interdisciplinaridade e novas tecnologias: formando professores. Campo Grande: Ed. UFMS; 1999. p. 75-119.
Losso CRC, Cristiano MAS. Edublogs – construção e a disseminação do conhecimento de forma colaborativa e cooperativa. Rev REID. 2011 [citado 2016 nov 16];6;131-44. Disponível em: http://revistaselectronicas.ujaen.es/index.p hp/reid/article/view/1082/913
Daroda LSL. Utilização das tecnologias da informação e comunicação pelos docentes de ensino superior da área da saúde [dissertação]. Juiz de Fora: Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora; 2012.
Masetto MT. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Moran JM, Masetto, MT, Behrens MA. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, Papirus; 2006. p.133-73.
Moraes MC, Torre SL. Senti pensar: fundamentos e práticas para reencantar a educação. Petrópolis: Vozes; 2004.
Silva ACA. Dimensões do sucesso e fracasso escolar: estudo dirigido à infância [dissertação]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; 2003.
Sacerdote HCS. Análise do vídeo como recurso tecnológico educacional. REVELLI. 2010; 2(1):28-37.
Lévy P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4ª ed. São Paulo: Loyola; 2003.
Soares M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ Soc. 2002; 23(81):143-60.
Gutierrez, S de S. Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de professores que cooperam em comunidades de pesquisadores. [Dissertação de Mestrado e Educação]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre; 2004.
Baltazar N, Aguaded I. Weblogs como recurso tecnológico numa nova educação. In: Actas do 4° Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação 2005, Aveiro, Portugal.
Gomes MJ, Silva AR. A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte. Rev Ciências da Informação e da Comunicação do CETAC. 2006 [citado 16 set 2016]; p. 289-309. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstre am/1822/5674/1/16_maria_joao_gomes_e _ana_rita_silva_prisma.pdf.
Marcuschi LA. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: Marcuschi LA, Xavier AC. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna; 2004. p. 13-67.
Boeira AF. Blogs na educação: Blogando algumas possibilidades pedagógicas. 2008 [citado 2016 nov 15. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wpcontent/uploads/2015/07/Art-9-vol1-dez20091.pdf.
Marinho SPP. Blog na Educação: manual básico do Blogger [Internet]. 3ª. ed. Belo Horizonte: PUCMinas; 2007 [citado 2016 dez 12]. Disponível em: http://www.ich.pucminas.br/pged/db/txt/ma rinho_manualblog_v3P2.pdf.
Carvalho, AAA, Moura A, Pereira L, Cruz S. Blogue: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino. In: Actas do 3° Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares: currículo e (des) igualdades: que desafios; 2006, Braga, Portugal. [Internet], Braga: Universidade do Minho; 2006. p. 635-652. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstr eam/1822/5915/1/3018.pdf. 20. Zago GS. Dos Blogs aos Microblogs: aspectos históricos, formatos e características. Revista do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Linguagem. 2012; 9(1).
Almeida RBS. Representações de Formandos de Enfermagem, Medicina e Odontologia sobre Sexualidade de Adolescentes com Deficiência. Dissertação [Mestrado Profissional em Ensino na Saúde] – Universidade Federal de Alagoas; 2015.
Marinho, S P. A tecnoausencia na formação inicial do prof. De educação básica na visão de docentes de licenciatura. In: Schwartz CM, Carvalho JM, Simões RHS, Araújo VC, organizadores. Desafios da Educação Básica: a pesquisa em educação. Vitória: EDUFES; 2007. p. 177- 199.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.