Publicada nova edição com o Dossiê "STF, Poder Judiciário e Política"

Novos tempos, novos temas, novas estratégias. As Ciências Sociais brasileiras vivem um momento de expansão e diversificação. Ao mesmo tempo em que as rápidas mudanças mundiais trazem à tona problemas sociológicos específicos da contemporaneidade; a ciência procura “pensar fora da caixa” e ir buscar campos teóricos arejados por pensadores fora dos eixos super-estabelecidos dos centros de conhecimento; provocando oxigenação científica e abertura de novas possibilidades.

Expressão disso é o crescimento do volume de trabalhos e pesquisas no campo das Ciências Sociais, que aumentam os números de periódicos em circulação e a participação em congressos científicos. Em vista do investimento na divulgação científica, o fluxo de artigos para periódicos é cada vez maior num campo em que o livro ainda é o principal referencial de estudos, pesquisas e usos em sala de aula. Foi para atender a esses novos tempos que a Revista de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC) adotou o regime de publicação quadrimestral, o que nos dá mais dinamismo em termos de circulação. O número anterior foi o primeiro com a nova periodicidade, o que é um marco importante para uma revista que é publicada
de modo ininterrupto há 48 anos e é a segunda mais antiga do Brasil nesta área em circulação.

A periodicidade quadrimestral – iniciando a partir do mês de março com o número 1 e seguindo com o número 2 em julho e o 3
em novembro – se une à adoção do regime exclusivamente on-line (já em vigor desde 2016) como estratégia da RCS em ser mais dinâmica, pontual e contemporânea.

O Volume 49 Nº 2, também busca a diversidade de temáticas e apresenta um foco não-usual em seu Dossiê Temático, que trata do Supremo Tribunal Federal, Poder Judiciário e Política, organizado por Andres Del Río e Diego Werneck Arguelhes, reunindo trabalhos que dialogam com questões muito caras aos tempos atuais de nosso país.

Além do Dossiê publicamos, neste número, a Parte 2 do Especial O Amapá como Desafio Sociológico, fruto da parceria do Programa em Pós-Graduação em Sociologia da UFC e a Universidade Federal do Amapá por meio de um DINTER (Doutorado Interinstitucional); além das seções tradicionais de artigos avulsos e resenhas.

Revista de Ciências Sociais — periódico do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em
Sociologia da Universidade Federal do Ceará — UFC
n. 1 (1970) - Fortaleza, UFC, 2018
Quadrimestral
ISSN, v. eletrônica 2318-4620
1. STF; 2. Judiciário; 3. Política
I — Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades