Quando o assunto é Sociologia escolar

estado da arte nos periódicos de estratos superiores nas áreas de Ciências Sociais, Educação e Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.51.1.a05

Resumo

Pretende-se mapear o estado da arte da produção científica em torno do tema 'Sociologia escolar' presente nos periódicos avaliados nas áreas de Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Educação e Ensino pelo sistema Qualis como integrantes dos estratos superiores. Dentre os resultados, nota-se crescente produção, cujos autores são em maioria do sexo feminino, doutores em Sociologia e Educação. Em se tratando de periódicos A1, àqueles avaliados na área de Educação se destacam. Os temas mais recorrentes são 'formação docente', 'prática docente' e 'currículo/legislação'. A Sociologia escolar, enquanto objeto de pesquisa, começa a ocupar espaço nos principais meios de divulgação científica das áreas das Ciências Sociais e da Educação.

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Professor doutor da Faculdade Novo Milênio.

Graduado em Ciências Sociais (USC), especialista em geografia do Brasil (FIJ), especialista em Ciências Sociais e Religião (FAFIA), mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades (UCAM) e doutor em Sociologia(USP)

Caio dos Santos Tavares, UFAl

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Referências

CAREGNATO, Célia Elizabete; CORDEIRO, Victoria Carvalho. Campo Científico-Acadêmico e a Disciplina de Sociologia na Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 1, p. 39-57, jan./mar. 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/edreal/v39n1/v39n1a04.pdf>. Acesso em: fev. 2018.

BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): um Estado da Arte na Pós-Graduação. Revista de Ciências Sociais. Fortaleza, v.48, n. 2, p.256-281, jul./dez., 2017. Disponível em: < http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/19500>. Acesso em: jan. 2018.

____________; SILVA, Roniel Sampaio da. Um “Raio-X” do professor de Sociologia brasileiro: condições e percepções. Estudos de Sociologia. v. 2, n. 22, 2016. Disponível em: < http://www.revista.ufpe.br/revsocio/index.php/revista/article/view/591>. Acesso em: jan. 2018.

ERAS, Lígia Wilhelms. Trajetórias, travessias e produtores: sociologias, conhecimentos e os autores dos livros coletâneas sobre o ensino de Sociologia na Educação Básica. Revista Brasileira de Sociologia, vol. 02, nº. 03, jan./jun., 2014. Disponível em: < http://www.sbsociologia.com.br/revista/index.php/RBS/article/view/74>. Acesso em: jan. 2018.

__________; OLIVEIRA, Ricardo Costa de. Uma Sociologia dos Livros Coletâneas sobre o ensino de Sociologia na Educação Básica (2008-2013). In: OLIVEIRA, Evelina Antunes F. de; OLIVEIRA, Amurabi. (Orgs.). Ciências Sociais e Educação: um reencontro marcado. Edufal: Maceió, 2015.

HANDFAS, Anita. O estado da arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: um levantamento preliminar da produção acadêmica. Revista Inter-legere. n. 9, 2011. Dispinível em: < https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4403/3591> Acesso em: jan. 2018.

__________; MAÇAIRA, Julia Polesssa. O Estado da arte da produção científica sobre o ensino de Sociologia na educação básica. In: HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia Polesssa; FRAGA, Alexandre Barbosa (Orgs.). Conhecimento escolar e ensino de Sociologia: instituições, práticas e percepções. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2015.

NEUHOLD, Roberta. A produção científica sobre o ensino de Sociologia: grupos e linhas de pesquisa no Brasil (2000-2013). In: OLIVEIRA, Evelina Antunes F. de; OLIVEIRA, Amurabi (org.). Ciências Sociais e educação: um reencontro marcado. Maceió: Edufal, 2015. pp. 103- 123.

OLIVEIRA, Amurabi. Um balanço sobre o campo do ensino de sociologia no Brasil. Em Tese. v. 12, n. 2, 2015. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/41691>. Acesso em: jan. 2018.

RÖWER, Joana Elisa. Estado da arte: Dez anos de Grupos de Trabalho (GTs) sobre ensino de Sociologia no Congresso Brasileiro de Sociologia (2005-2015). Civitas, Porto Alegre, v. 16, n. 3, 126-147, jul./set., 2016. Disponível em: < http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/view/24754>. Acesso em: jan. 2018.

Sites eletrônicos consultados

Plataforma Lattes. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br>. Acessado em: fev. 2018.

Sucupira: Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/>. Acessado em: fev. 2018.

Downloads

Publicado

2020-03-01

Como Citar

Bodart, C. das N., & Tavares, C. dos S. (2020). Quando o assunto é Sociologia escolar: estado da arte nos periódicos de estratos superiores nas áreas de Ciências Sociais, Educação e Ensino. Revista De Ciências Sociais, 51(1), 353–396. https://doi.org/10.36517/rcs.51.1.a05