Antagonismo e propaganda eleitoral: os discursos de PSDB e PT na eleição de 2002

Autores

Palavras-chave:

Antagonismo, Conflito, HGPE, PSDB, PT

Resumo

A teoria política contemporânea crítica tem buscado, por caminhos diferentes, resgatar a dimensão do conflito. No entanto, tais evidências do conflito em estudos empíricos ainda se mostram tímidas. Nesse sentido, o conceito de antagonismo desenvolvido por Laclau e Mouffe se mostra como alternativa renovada para isso. No que se refere aos estudos que abordam o HGPE, tirando poucos trabalhos atuais, ainda é dada pouca atenção a esse tipo de relação, que entendemos ser mais um elemento relevante no processo eleitoral, visto seu caráter desconstrutivista. Assim, o objetivo desse artigo consiste em demonstrar a construção antagônica entre os discursos produzidos pelas candidaturas de PSDB e PT realizados durante o HGPE veiculados pela televisão na eleição presidencial de 2002, que acabou colocando o plano econômico como o ponto nodal desse conflito. Para isso, serão utilizados os aspectos teóricos e metodológicos da teoria do discurso de Laclau e Mouffe.

 

Biografia do Autor

Felipe Corral de Freitas, Universidade Federal de Pelotas.

Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), e pesquisador do grupo "Ideologia e Análise de Discurso" na Universidade de Federal de Pelotas.

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Publicado

2019-03-01

Como Citar

de Freitas, F. C. (2019). Antagonismo e propaganda eleitoral: os discursos de PSDB e PT na eleição de 2002. Revista De Ciências Sociais, 50(1_Mar/Jun), 475–524. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/33449