A DIMENSÃO POLÍTICA DO CRISTIANISMO CONTEMPORÂNEO NO BRASIL O QUE DIZEM AS ELEIÇÕES
Resumo
O artigo trabalha sobre resultados parciais e é uma reflexão introdutória sobre o tema, objeto de pesquisa iniciada nas eleições municipais de 1996. Parte do pressuposto de que é possível identificar hoje, no seio da sociedade brasileira, dois processos distintos mas intimamente relacionados, e se interessa sobretudo pela identificação dos elementos que explicitam esses processos, bem como pelas questões que eles colocam. O primeiro está representado por uma transformação nas formas de crer e o segundo por novas dinâmicas das identificações religiosa e política. Interessa-se particularmente pelo segundo aspecto, com ênfase na política partidária - onde o fenômeno é mais visível- por entender que as práticas políticas dos grupos religiosos cristãos no Brasil é grandemente identificada apenas a essa dimensão. As eleições que lhe servem de base são as de 2002.
Referências
BARREIRA, L et PALMEIRA, M. (1998) (orgs.). Candidatos e candidaturas: enredos de campanha eleitoral no Brasil. São Paulo: Annablume.
BOBBIO, N. (1995). Direita e esquerda: razões e significados
de uma distinção política, S.Paulo: UNESP.
GEERTZ, C. (1989). A interpretação das culturas. Rio
de Janeiro: Guanabara.
HALL, S. (1999). A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A.
HERVIEU-LÉGER e WILLAIME (2001) (dir.). Sociologies et religion- approches classiques. Paris: PUF.
MARTIN, D. (1979). "General tendencies and historical filters" in: The annual review of the social saences of religion, Oxford, vol.3, p. 1-16.
MIRANDA,j. (1987). O poder e a fê. Fortaleza: Edições UFC.
______ (1995). Horisontes de bruma. São Paulo: Maltese.
______ (1999). Carisma, sociedade e política. Rio de Janeiro: Relume Dumará.
_____ (2001). "Imaginaire et utopie dans la politique du Nordeste brésilien" in: Martin,J-B (dir.) Usages sociaux de la mémoire et de I'imaginaire au Brésil et en France, Lyon: Presses Universitaires de
LyonII.
LOWY, Michael (2000). A Guerra dos deuses. Petrópolis: Vozes.
RUBY, Christian (2000). L'État esthétique. Bruxelles: Castells/ Labor.
WUNENBURGER, J-J. (2001). Imaginaires du politique, Paris, Ellipses.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).