A DIMENSÃO POLÍTICA DO CRISTIANISMO CONTEMPORÂNEO NO BRASIL O QUE DIZEM AS ELEIÇÕES

Autores

  • Julia Miranda Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

O artigo trabalha sobre resultados parciais e é uma reflexão introdutória sobre o tema, objeto de pesquisa iniciada nas eleições municipais de 1996. Parte do pressuposto de que é possível identificar hoje, no seio da sociedade brasileira, dois processos distintos mas intimamente relacionados, e se interessa sobretudo pela identificação dos elementos que explicitam esses processos, bem como pelas questões que eles colocam. O primeiro está representado por uma transformação nas formas de crer e o segundo por novas dinâmicas das identificações religiosa e política. Interessa-se particularmente pelo segundo aspecto, com ênfase na política partidária - onde o fenômeno é mais visível- por entender que as práticas políticas dos grupos religiosos cristãos no Brasil é grandemente identificada apenas a essa dimensão. As eleições que lhe servem de base são as de 2002.

Biografia do Autor

Julia Miranda, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora titular da Universidade Federal do Ceará, coordenadora do Núcleo de Estudos de Religião, Cultura e Política (NERPO)do Programade Pós-Graduaçãoem Sociologia.

Referências

BARREIRA, L et PALMEIRA, M. (1998) (orgs.). Candidatos e candidaturas: enredos de campanha eleitoral no Brasil. São Paulo: Annablume.

BOBBIO, N. (1995). Direita e esquerda: razões e significados

de uma distinção política, S.Paulo: UNESP.

GEERTZ, C. (1989). A interpretação das culturas. Rio

de Janeiro: Guanabara.

HALL, S. (1999). A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A.

HERVIEU-LÉGER e WILLAIME (2001) (dir.). Sociologies et religion- approches classiques. Paris: PUF.

MARTIN, D. (1979). "General tendencies and historical filters" in: The annual review of the social saences of religion, Oxford, vol.3, p. 1-16.

MIRANDA,j. (1987). O poder e a fê. Fortaleza: Edições UFC.

______ (1995). Horisontes de bruma. São Paulo: Maltese.

______ (1999). Carisma, sociedade e política. Rio de Janeiro: Relume Dumará.

_____ (2001). "Imaginaire et utopie dans la politique du Nordeste brésilien" in: Martin,J-B (dir.) Usages sociaux de la mémoire et de I'imaginaire au Brésil et en France, Lyon: Presses Universitaires de

LyonII.

LOWY, Michael (2000). A Guerra dos deuses. Petrópolis: Vozes.

RUBY, Christian (2000). L'État esthétique. Bruxelles: Castells/ Labor.

WUNENBURGER, J-J. (2001). Imaginaires du politique, Paris, Ellipses.

Downloads

Publicado

2018-10-29

Como Citar

Miranda, J. (2018). A DIMENSÃO POLÍTICA DO CRISTIANISMO CONTEMPORÂNEO NO BRASIL O QUE DIZEM AS ELEIÇÕES. Revista De Ciências Sociais, 34(2), 88–98. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/33921