ANTROPOLOGIA NAS ENCRUZILHADAS: "QUE É FEITO DA ETNOCIÊNCIA?" ALGUMAS REFLEXÕES TEÓRICAS A PARTIR DE PESQUISAS SOBRE ETNOMEDICINA E ETNOBOTÂNICA NO MUNDO DO CANDOMBLÉ
Resumo
Neste artigo, procuro refletir sobre o acontecido com a etnociência, de que já não se fala, embora tenham progredido, divergindo em rumos distintos, vários estudos "etnocientíficos": a etno-história, etnomusicologia, a etnobiologia, a etnoecologia etc. Tenho em mira a relação entre esses estudos (cada vez mais interdisciplinares) e a antropologia, que é evocada em todos como um fundamento comum, mas não se mostra capaz de reivindicar-lhes o domínio, nem de unificá-lo, indago o que significa para a antropologia a morte prolífica da etnociência. Evoco debates que marcaram a trajetória da etnopsiquiatria e concluo com a discussão de problemas teóricos da etnobiologia, a propósito de uma pesquisa etnobotânica (e etnofarmacológica) sobre o sistema das 'folhas" no candomblé da Bahia.
Referências
BASTIDE, R. 1958. Le Candombié de Babia. (Rite Nagó). Paris: La Haye.
BECK, R. M. 1995. Trance und Besessenbeit im Candomblé von Babia. Múnster: Lit Verlag.
DAVIDSON, D. 1984. Inquiries into Trutb and Interpretation. Oxford: Clarendon Press.
GELLNER, E. 1997. "Cultura, Limite e Comunidade". Antropologia e Política. R.J.: Zahar.
HANNERZ, U. 1993. "Mediations in the global ecumene". In G. Pálsson (org): Beyond Boundaries. Princeton Academic Press.
MORTON-WILLIAMS, P. 1964. "An Outline of the Cosmology and Cult Organization of the Oyo Yoruba."Africa, 34 (3): 243-61.
RORTY, R. 1999. "Filosofia como ciência, como metáfora e como política." Ensaios sobre Heidegger e Outros. R. J.: Relume Dumará.
SERRA, O. 1999. "A Etnobotânica do Candomblé Nagô da Bahia: Cosmologia e Estrutura Básica do Arranjo Taxionômico." In: Carlos Caroso e Jefferson Bacelar (orgs.): Faces da Tradição Afro-Brasileira. Rio de Janeiro: Palhas.
WOORTMAN, K. 1978. "Geomancia e Cosmologia: Um estudo de cultura yorubá-nagô." Anuário Antropológico
:11-84.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).