Ensino Superior Privado: notas sobre o trabalho dos docentes nas instituições particulares de ensino superior em Brasília

  • Tânia Cristina Alves de Siqueira
Palavras-chave: ensino superior privado, trabalho docente, identidade profissional, trabalho,

Resumo

Este artigo tem como foco o Trabalho Docente nas Instituições de Ensino Superior Privado em Brasília e como objetivo desvendar como, e a partir de que elementos, é construída a identidade profissional desses docentes. A suposição é que a identidade desse grupo específico sofre, como a de outros grupos profissionais, fortes repercussões em virtude tanto das transformações ocorridas no mundo do trabalho quanto do processo relativo à expansão do ensino superior privado no Brasil dos anos 1990. O esforço foi circunscrever e relacionar o objeto de estudo tanto no que diz respeito às transformações ocorridas no mundo do trabalho quanto às relativas à configuração do Ensino Superior Privado no Brasil.

Biografia do Autor

Tânia Cristina Alves de Siqueira
Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e professora do Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro Universitário Euro- Americano (UNIEURO).