Recepção da performance artística de Ney Matogrosso por homens homossexuais e bissexuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.54.1.a04

Palavras-chave:

performance, corpo, arte, Ney Matogrosso, LGBTs

Resumo

Este artigo focaliza a performance cênica de Ney Matogrosso enquanto tensionadora simbólica dos padrões heteronormativos estéticos e comportamentais da sociedade brasileira. Tal expressão artística é abordada durante a Ditadura Militar, período de notoriedade dele junto ao grupo “Secos & Molhados” e de relevante importância a seus fãs. Dados obtidos em entrevistas com homens homossexuais e/ou bissexuais, com o artista e em três grandes jornais apontam para especificidades significativas a burlar e negociar com estruturas autoritárias do poder avessas às suas apresentações ditas alternativas. Desenvolve-se, assim, uma reflexão sobre a arte por perspectivas teóricas das Ciências Sociais atentas à sua capacidade de inquietar e romper com paradigmas socioculturais habituais, além de fortalecer os direitos humanos e a cidadania de LGBTs.

Biografia do Autor

Rodolfo Luiz Costa de Godoi, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Graduado e mestre em Sociologia (UnB). Professor da Secretaria de Educação do DF, tendo atuado como Supervisor Educacional no Centro de Ensino Médio Elefante Branco. Pesquisador no Instituto Cultura Arte e Memória LGBT. Atuou no NEDIG (UnB), NEPEM (UnB) e NEVIS (UnB). Foi Coordenador Pedagógico e Acadêmico no Festival Internacional de Teatro de Brasília. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia das Relações de Gênero; Sexualidades; Violência; Estudos da Performance. 

 

Tânia Mara Campos de Almeida, UnB

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF (1989),
mestra e doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília-UnB
(respectivamente, 1994 e 2001), com pós-doutorado em Representações Sociais pela
UnB (Instituto de Psicologia, 2006), pela Université de Provence e pela EHESS (França,
2007). É pesquisadora e professora adjunta IV do Departamento de Sociologia - UnB,
bem como integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres (NEPeM) da
mesma universidade. No período de 2012 a meados de 2016, foi editora-adjunta da
revista Sociedade e Estado. No período 2016 - 2019, atuou como coordenadora dos
bacharelados do Departamento. Tem experiência e publicações na área das Ciências
Sociais e Humanas, com ênfase nos seguintes temas: gênero, violência, trabalho, saúde
e religião.

 

 

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Publicado

2023-03-07

Como Citar

Costa de Godoi, R. L., & Campos de Almeida, T. M. . (2023). Recepção da performance artística de Ney Matogrosso por homens homossexuais e bissexuais. Revista De Ciências Sociais, 54(1), 215–238. https://doi.org/10.36517/rcs.54.1.a04