Recepção da performance artística de Ney Matogrosso por homens homossexuais e bissexuais
DOI:
https://doi.org/10.36517/rcs.54.1.a04Palavras-chave:
performance, corpo, arte, Ney Matogrosso, LGBTsResumo
Este artigo focaliza a performance cênica de Ney Matogrosso enquanto tensionadora simbólica dos padrões heteronormativos estéticos e comportamentais da sociedade brasileira. Tal expressão artística é abordada durante a Ditadura Militar, período de notoriedade dele junto ao grupo “Secos & Molhados” e de relevante importância a seus fãs. Dados obtidos em entrevistas com homens homossexuais e/ou bissexuais, com o artista e em três grandes jornais apontam para especificidades significativas a burlar e negociar com estruturas autoritárias do poder avessas às suas apresentações ditas alternativas. Desenvolve-se, assim, uma reflexão sobre a arte por perspectivas teóricas das Ciências Sociais atentas à sua capacidade de inquietar e romper com paradigmas socioculturais habituais, além de fortalecer os direitos humanos e a cidadania de LGBTs.
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