Structionals and Esthetic Aspects of the Literature Access in the Contemporary Brazil
Keywords:
Literature, School System, Aesthetic Disposition, Feelings Structure, ReceptionAbstract
Taking the literature as a cultural dimension of production and sharing of meanings, this present article aims to present some aspects of access to this type of content taking into account some structural issues that underlie access to literature in Brazil today, as well as some aesthetic elements that influence how the works are being received. In developing the approach, the school is perceived as a significant instance in structuring access to literature and, moreover, exerts significant influence in the reception process. In that sense, trying to understand the literature entry in Brazilian society today, it’s based on mapping structural and aesthetic aspects of access to literature in high school grades in Brazil.References
BOURDIEU, Pierre. Sociologia. Coleção Grandes Cientistas Sociais.
São Paulo: Ática,1983.
______. A escola conservadora: As desigualdades frente à escola e à
cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (orgs).
Escritos de Educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. p.41-64.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e
Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio).
Brasília: MEC, 2000.
FREIRE, Rosano. Nas Sociologias da Literatura de Pierre Bourdieu e
Raymond Williams, que espaço há para a análise do objeto artístico?
Revista Brasileira de Sociologia, v. 3, n.6, p.73-91, Jul-Dez, 2015
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à
teoria literária. São Paulo: Editora Ática, 1994.
PASSIANI, Enio. Afinidades seletivas: uma comparação entre as
sociologias da literatura de Pierre Bourdieu e Raymond Williams.
Estudos de Sociologia, Araraquara, v.14, n. 27, p.285-299, 2009.
Retratos da leitura do Brasil 3. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado
de São Paulo/Instituto Pró-Livro, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).