Literature and memory: The Fortress of São José de Macapá in the context of the military dictatorship regime in Macapá (1964-1973)
Keywords:
Memory, Identity, Literature, Fortress of São José of Macapá, Brazilian military dictatorshipAbstract
The present article aims to approach the literature produced during the military dictatorship regime that was established in Macapá (1964), capital of the then Federal Territory of Amapá, until the year of Operation Engasga-Engasga (1973), when dozens of people were arrested In the dungeons of the Fortress of São José de Macapá (FSJM), accused of subversion. These facts appear in texts of amapaenses and local periodicals, with manifestations of order and political contraord on the FSJM, instigating the reflection on the memory and the social consequences of the dictatorial period. The article was produced from facts narrated by journalists, poets and novelists and by testimonies of people who experienced those events. It was verified that the FSJM was the scene of several political actions, reproduced in memory and local literatureReferences
ARAÚJO, Hodias. 20 centavos de poesias. Macapá: Tarso Editora, 2006.
BOSI, Alfredo. Entre a Literatura e a História. São Paulo: Cultrix, 2013.
______. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
CANDAU, Jöel. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2014.
CÂNDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. São Paulo: Ouro Sobre Azul, 2000.
CAPIBERIBE, João Alberto. Clarões da alma in Trapiche: ancoradouro de sonhos. CORREA, Márcia (Org). Macapá: s.ed., 1998
CHALHUB, Samira. A Meta-Linguagem. São Paulo: Ática, 1986.
CUNHA, Ray. A Casa Amarela. Belém: Cejup, 2004.
______. Operação “Engasga”. Tortura em Macapá: uma época de obscurantismo. Jornal Resistência. Belém: 1980.
FERREIRA, Luiz Jorge. Tempos do meu tempo. Macapá: GTFA/DIO, 1982.
GOMES, Carlos Cordeiro. Poemas de amar mar. Macapá: Imprensa Oficial,1981.
______. Cão vadio. Imprensa Oficial. Macapá: 1986.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
JORNAL FOLHA DO POVO, de 28 de maio de 1959
JORNAL MARCO ZERO. Caderno 2, especial. Fortaleza de Macapá 200 anos. Macapá, de 19 a 26 de março de 1982.
LÁZARO, João. Blog Porta-retrato. Macapá de outrora. Disponível em: < http://porta-retrato-ap.blogspot.com.br/ >. Acesso em: 10 mai. 2015.
NACARATO, Adair Mendes et al. Pelos fios e tramas da memória: Entretecendo narrativas de si, do outro, de todos nós, in Memórias, histórias de vida e formação de professores. Revista Educação e Contemporaneidade. Salvador: FAEEBA/UNEB, vol. 17, 2008.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. In: Projeto História. São Paulo, nº 10, p. 7-28, dez. 1993.
PENAFORT, Hélio. Micro Reportagem. Macapá: Imprensa Oficial, 1985.
______. Na falta dos autênticos, qualquer um servia pra comunista. Jornal do Dia, 16 de novembro de 1997. Página A4, Macapá: 1997.
REVISTA LATITUDE ZERO. Ano I. Jul/Ago. Macapá: 1969.
______. Ano 2. Nº 8. Setembro de 1972. Macapá: 1972.
SOUZA, Armindo Oliveira. Retratos, Macapá: S.ed., 1979
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).