Simulated performance of a tractor equipped with two types of tyre under two levels of soil moisture
Palavras-chave:
Eficiência tratória; mecanização agrícola; modelagem matemáticaResumo
Devido a importância da produção de grãos e a necessidade de trabalhar o solo em condições limitantes de umidade, este trabalho tem por objetivo desenvolver um programa computacional para predição da capacidade de tração de tratores de roda, para dois tipos de pneu, efeitos da variação da pressão de insuflagem e umidade do solo. Foi implementado um modelo matemático para predizer a capacidade de tração de trator 4x2 TDA. Um programa de computador foi desenvolvido, e testado confrontando seus dados com aqueles de testes de um trator em regime de tração no campo. Os parâmetros avaliados foram a força na barra e as patinagens das rodas motrizes dianteira e traseira do trator. Nas duas umidades, os pneus diagonais na menor pressão têm menor razão entre patinagens dianteira e traseira, e quando equipado com os radiais as razões foram semelhantes. O pneu diagonal tem força máxima na razão entre patinagens de 1,09 para a maior pressão, e 1,03 para a menor, enquanto para o radial a razão foi de 1,05 na maior pressão e 1,07 na menor. Um programa de computador foi desenvolvido para calcular os dados do modelo, e seus resultados estimam o comportamento da capacidade de tração de trator, no entanto a força de tração foi superestimada pelo modelo, o que ainda demanda de ajustes para sua aplicação diretamente em atividades de campo.