Multivariate analysis applied to evaluate the spatial variability of a soil subjected to conservation management

Autores

Palavras-chave:

Atributos físico-químicos do solo, Cultivo orgânico, Sistema agroflorestal

Resumo

   

O monitoramento da variabilidade espacial de atributos do solo é uma importante ferramenta para o gerenciamento de uma lavoura. Métodos estatísticos multivariados associados a geoestatistica vêm sendo aplicados visando avaliar de forma conjunta a influência de diferentes atributos, na variabilidade espacial do solo.  Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi aplicar a análise multivariada de componentes principais para mapear a variabilidade espacial do solo de uma área submetida a diferentes práticas de manejo conservacionistas, identificando os atributos físico-químicos mais relevantes. Amostras deformadas e indeformadas de solo foram coletadas e georeferênciadas em 99 pontos nas camadas entre 0,00-0,10 m e 0,10-0,20 m da área de estudo para mensuração dos atributos físico-químicos do solo. A análise multivariada por componentes principais (CPs) foram aplicadas nos dados dos atributos físico-químicos do solo. A geostestatistica foi aplicada nos CPs com maior capacidade explicativa visando avaliar a dependência espacial e gerar mapas de variabilidade espacial. A variância dos atributos do solo foi explicada pelos oito primeiros CPs. A densidade do solo, densidade de partícula e o pH foram os atributos que mais influenciaram na variabilidade espacial do solo, uma vez que apresentaram as maiores correlações com o CP de maior poder explicativo. Os CPs que apresentaram correlação com ao menos dois atributos do solo apresentaram dependência especial moderada (CP1 e CP6) e forte (CP2, CP4 e CP5). Os mapas gerados possibilitaram identificar a influência da variabilidade dos atributos do solo mais relevantes de forma conjunta, possibilitando caracteriza regiões com diferentes práticas de manejo conservacionistas.

   

Biografia do Autor

Carlos José da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutorando em Agrobiologia pela UFRRJ, Mestrado em Engenharia Agrícola e ambiental pela UFRRJ, Pós graduação em Sustentabilidade e Biodiversidade Pela UES, graduação em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é efetivo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. , atuando principalmente no seguinte tema: jardinagem, paisagismo, botânica, mecanização agrícola, agrobiologia, FBN.

 

Caroline Souza da Fonseca, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Graduada em Engenharia Agrícola e Ambiental pela UFRRJ e atualmente mestranda no Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental da UFRRJ, atuando na área de agricultura de precisão.

 

João Henrique Gaia Gomes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

João Henrique Gaia Gomes, é Engenheiro Civil (UNESA) e Engenheiro Agrícola e Ambiental formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), Esp. em Engenharia de Segurança do Trabalho, MSc. em Meio Ambiente e DSc. em Manejo e Qualidade Ambiental pelo pela UFRRJ, tendo sido monitor da área de Energia e Máquinas, e bolsista da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz/FEALQ (Departamento de Solos da UFRRJ). Ao longo dos projetos desenvolvidos, atua na área de morfologia, gênese e classificação de solos com ênfase em: processos erosivos em estágio avançado, geotecnologias (Drone e Laser) aplicadas ao mapeamento; e também na área de agricultura de precisão onde se desenvolve testes de modelos geoestatísticos, definição de zonas de manejo e aplicação de insumos à taxa variável.

 

Marcos Gervasio Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Marcos Gervasio Pereira é Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), concluiu o doutorado em Agronomia (Ciência do Solo) nesta Instituição em 1996. Atualmente é professor Titular do Departamento de Solos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi chefe do Departamento de Solos, no período de 2000 a 2001. De abril de 2009 até outubro de 2013 foi Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Agronomia - Ciência do Solo (CPGA-CS) da UFRRJ. A partir de outubro de 2013 passa a ser Coordenador Substituto do CPGA-CS. É orientador do Curso de Pós-Graduação em Agronomia (Ciência do Solo), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental, na UFRRJ. Bolsista de Produtividade 1B do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ.

 

Downloads

Publicado

2024-04-05

Edição

Seção

Engenharia Agrícola