Mulheres submetidas à conização de colo uterino: análise dos resultados citológico e histopatológico
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2015v55n1p13-17Palavras-chave:
Colo de útero, Colposcopia, Neoplasia intraepitelial cervical, Conização.Resumo
Objetivo: Relacionar os achados cito-histológicos em pacientes submetidas a procedimento excisional no colo uterino, avaliando as discrepâncias diagnósticas encontradas. Metodologia: Foram avaliadas 52 pacientes submetidas à conização cervical no ambulatório do Setor de Patologia do Trato Genital Inferior da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, atendidas entre janeiro de 2012 a dezembro 2013, retrospectivamente, por revisão de prontuário. Os diagnósticos citopatológicos foram confrontados com os achados colposcópicos e com os laudos histopatológicos para que se observe o nível de concordância. Resultados: A média de idade das pacientes avaliadas foi de 36,5 anos. A média de paridade foi de 3. Das 21 pacientes com anatomopatológico (AP) de Cirurgia de Alta Frequência (CAF) NIC 3, 3 tinham citologia com Atipias de Células Escamosas de Significado Indeterminado (ASC-US), 3 Lesão intraepitelial de baixo grau (LIEBG) e 15 Lesão intraepitelial de alto grau (LIEAG) em citologia previamente ao procedimento. As 11 pacientes com NIC 2 no AP do CAF, 1 tinha citologia prévia evidenciando ASC-US. Conclusão: Houve boa concordância entre os resultados citológicos e histológicos. Cerca de 20% das pacientes com NIC 2 ou 3 após tratamento excisional por CAF tinham citologia prévia indicando lesão cervical menor.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.