Perfil dos pacientes atendidos no ambulatório de cirurgia de cabeça e pescoço no Hospital das Clínicas (UFC-CE)
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2015v55n2p11-14Palavras-chave:
Ambulatório hospitalar, Cabeça, Pescoço.Resumo
Introdução: O Programa de Residência Médica do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HUWC foi fundado em 2005, tornando-se a primeira residência médica da especialidade no eixo norte-nordeste. Avaliar o perfil dos pacientes atendidos é sempre importante para melhor compreensão da especialidade.Objetivo: Analisar de forma descritiva o perfil de atendimentos realizados no ambulatório de cirurgia de cabeça e pescoço. Material: Foram analisados 6315 atendimentos ambulatoriais no período de março de 2012 a dezembro de 2014.Métodos: Revisão do prontuário de todos os pacientes atendidos. Análise descritiva de dados de atendimento ambulatorial. Resultados: Foram realizados 6315 atendimentos no período, com uma média de quase 16 pacientes por turno de ambulatório, sendo 1448 pacientes atendidos pela primeira vez na instituição. As patologias de tireóide foram responsáveis por mais de 50% dos atendimentos. Tivemos uma média de idade de 53,18 anos. Conclusão: O perfil das patologias vista no ambulatório no nosso Hospital Universitário é o mesmo de outros serviços de excelência. O estudo comprova que o ambulatório de cirurgia de cabeça e pescoço encontra-se apto a atender a formação do residente do serviço, levando-o a se familiarizar com as principais patologias da especialidade e tornando-o apto a adentrar o mercado de trabalho.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.