Impacto das tecnologias educativas no controle da asma: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2015v55n2p33-38Palavras-chave:
Asma, Tecnologias educativas, Dispnéia.Resumo
O estudo apresenta uma revisão de literatura sobre o controle da asma em crianças, demonstrando as principais tecnologias educativas utilizadas no controle dessa patologia. O objetivo geral do estudo consiste em conhecer quais as tecnologias educativas e qual impacto essas tecnologias causam no tratamento e controle da asma. Dentre os objetivos específicos do estudo destaca-se a possibilidade de garantir informações necessárias aos profissionais de saúde e pacientes, tais como, o reconhecimento de sinais, sintomas e fatores agravantes e como evitá-los. Foi utilizado revisão de literatura nacional e internacional, selecionando artigos publicados nos últimos dez anos, incluindo diretrizes, periódicos e editoriais. O estudo garante a importância da padronização de aplicação educacional que leve a racionalização dos itens abordados, facilitando o reconhecimento das dificuldades dos pacientes, além de melhora na transferência de conhecimento pelo profissional de saúde ao paciente, e conscientização das intervenções necessárias. Dessa maneira, garante orientações de ações possíveis de realizar com controle da asma, e consequentemente, com melhora significativa na qualidade de vida, diminuição da morbidade e diminuição da mortalidade das crianças com essa patologia.
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