Impacto das tecnologias educativas no controle da asma: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Andrea Edwiges Pinheiro de Menezes Barreto Residência em Pediatria, Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Francisco Ranilson Alves Silva Pediatra, Hospital Universitário Walter Cantídio, Fortaleza, Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2015v55n2p33-38

Palavras-chave:

Asma, Tecnologias educativas, Dispnéia.

Resumo

O estudo apresenta uma revisão de literatura sobre o controle da asma em crianças, demonstrando as principais tecnologias educativas utilizadas no controle dessa patologia. O objetivo geral do estudo consiste em conhecer quais as tecnologias educativas e qual impacto essas tecnologias causam no tratamento e controle da asma. Dentre os objetivos específicos do estudo destaca-se a possibilidade de garantir informações necessárias aos profissionais de saúde e pacientes, tais como, o reconhecimento de sinais, sintomas e fatores agravantes e como evitá-los. Foi utilizado revisão de literatura nacional e internacional, selecionando artigos publicados nos últimos dez anos, incluindo diretrizes, periódicos e editoriais. O estudo garante a importância da padronização de aplicação educacional que leve a racionalização dos itens abordados, facilitando o reconhecimento das dificuldades dos pacientes, além de melhora na transferência de conhecimento pelo profissional de saúde ao paciente, e conscientização das intervenções necessárias. Dessa maneira, garante orientações de ações possíveis de realizar com controle da asma, e consequentemente, com melhora significativa na qualidade de vida, diminuição da morbidade e diminuição da mortalidade das crianças com essa patologia.

Biografia do Autor

Andrea Edwiges Pinheiro de Menezes Barreto, Residência em Pediatria, Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Medicina pelo Centro Universitário Christus - Unichristus (2012). Atualmente é Emergencista Infantil da Unidade de pronto atendimento.

Francisco Ranilson Alves Silva, Pediatra, Hospital Universitário Walter Cantídio, Fortaleza, Ceará

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Atualmente é medico do Hospital da Criança. e médico do Centro de Assistência a Criança e Secretaria de Saúde do Trairi. Com experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria e Ultrassonografia, atuando principalmente no seguinte tema: asma e rinite, dislipidemia.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO