Linha de cuidados em obesidade: protocolo de atenção especializada integral à obesidade e síndrome metabólica do Hospital Universitário Walter Cantídio (UFC)

Autores

  • Ana Flávia Torquato de Araújo Junqueira Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Virginia Oliveira Fernandes Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Joseline Maria Alves Gomes Recamonde Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Nara Fábula Costa de Brito Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Virgínia Serpa Correia Lima Universidade Federal do Ceará
  • Solange Gurgel Alexandre Universidade Federal do Ceará
  • Synara Cavalcante Lopes Universidade Federal do Ceará
  • Renan Magalhães Montenegro Junior Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2015v55n2p63-74

Palavras-chave:

Obesidade, Perda de peso, Saúde pública, Protocolos clínicos, Cirurgia bariátrica, Acesso aos serviços de saúde.

Resumo

A obesidade é um sério problema de saúde mundial, responsável pelo aumento na incidência de diversas outras doenças, aumento da mortalidade total, e elevação dos custos com saúde. No Brasil, onde as doenças crônicas não comunicáveis dominam o ranking de mortalidade, mais da metade da população está acima do peso. Nesse contexto, o Ministério da Saúde estabeleceu a criação das Linhas de Cuidados direcionadas às doenças crônicas de maior impacto epidemiológico. As linhas de cuidado tem como objetivo coordenar os fluxos assistenciais que devem ser garantidos ao usuário, no sentido de atender às suas necessidades de saúde de maneira integral, e reduzir a fragmentação de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).  Este documento propõe diretrizes clínicas para a organização de uma linha de cuidados em obesidade na rede pública de Fortaleza, onde o serviço especializado e multiprofissional será oferecido no Hospital Universitário Walter Cantídio.

Biografia do Autor

Ana Flávia Torquato de Araújo Junqueira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Ana Flávia Junqueira é médica endocrinologista. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (2004) e Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará em 2008 com o estudo da enterite induzida pelo Clostridium difficile. Concluiu residência em Medicina Interna na Boston University em 2011, sendo certificada em Medicina Interna pela American Boards of Internal Medicine. Concluiu fellowship/residência em Endocrinologia no Boston University Medical Center em 2013. Desde 2014 integra o corpo docente da faculdade de Medicina da UniCrhistus. É médica endocrinolgista do Hospital Universitário Walter Cantídio.

Virginia Oliveira Fernandes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (2001), residência em Clínica Médica pelo Hospital César Cals/Escola de Saúde Pública Do Estado do Ceará e residencia em Endocrinologia pelo Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é médica encocrinologista da prefeitura municipal de Fortaleza, atuando no Centro de Saúde Anastácio Magalhães, médica assistente do ambulatório de Diabetes, Dislipidemia e Síndrome Metabólica e do ambulatório de Diabetes e Transplante do Hospital Universitário Walter Cantídio - UFC. É mestre em Saúde Pública pela UFC e doutoranda em Ciências Médicas também pela UFC. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia e Metabologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diabetes melito, resistência à insulina, obesidade, síndrome metabólica e aterosclerose. É colaboradora de um dos grupos de pesquisa do Instituto Nacional de Obesidade e Diabetes (INCT-CNPq).

Virgínia Serpa Correia Lima, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Formação em Gestat, especialização em Gerência de RH e em Psicologia Comunitária. Atualmente é psicologa clinica - OBESITRATE e psicologa hospitalar no Hospital Universitário Walter Cantídio. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social, organizacional, transtornos alimentares, cirurgia bariátrica, psicodiagnóstico e saúde mental.

Solange Gurgel Alexandre, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (2004), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2000), especialização em Estomaterapia pela Universidade Estadual do Ceará (2007), Mestrado Acadêmico em Cuidados Clínicos em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (2010). É Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Atua em programas de assistência domiciliar, em programa preventivo com realização de consultas de enfermagem, docente das disciplinas de Semiologia em Enfermagem e Enfermagem em Clínica Geral, acompanha acadêmicos de enfermagem em estágios em doenças infecciosas, é membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Educação, Saúde e Sociedade - GRUPEESS/UECE. Atua principalmente nos seguintes temas: estomaterapia, sexualidade, idosos, aids, assistência domiciliária, doenças infecciosas.

Synara Cavalcante Lopes, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Mestre em Farmacologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (2012), com atuação no Laboratório de Produtos Naturais. Coordenadora do Ambulatório de Nutrição do Núcleo EM-DIA (Núcleo Multiprofissional para Estudos, Atenção e Educação Permanente em Diabetes, Obesidade, Hipertensão Arterial e Aterosclerose) no Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC-UFC). Tutora da Residência Multiprofissional em Diabetes do HUWC-UFC. Coordenadora de Pesquisas Clínicas no Instituto Cearense de Endocrinologia. Colaboradora da Pesquisa Hipercol Brasil do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (INCOR-USP), com participação na coordenação da pesquisa no Ceará.

Renan Magalhães Montenegro Junior, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1991), residência em Clínica Médica pela UFC (1992-1994), residência em Endocrinologia e Metabologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-FMRP/USP (1994-1996) e doutorado em Clínica Médica pela FMRP/USP (2001). Tem título de especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (1996). Atualmente é professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e Gerente de ensino e Pesquisa dos Hospitais Universitários da UFC/EBSERH. Orienta nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Médicas (Mestrado e Doutorado) e de Saúde Coletiva (Mestrado e Doutorado). Até o momento, publicou ou colaborou com mais de 100 artigos em periódicos especializados, 30 capítulos de livros, orientou 14 bolsistas de iniciação científica, 12 monografias de conclusão de residência médica/especialização, 21 alunos de mestrado, e 05 alunos de doutorado. Tem experiência na área de Medicina Clínica, com ênfase em Endocrinologia e Diabetes. É pesquisador bolsista do CNPq, líder do grupo ENDOCRINOR e coordenador regional do grupo de pesquisa do Instituto Nacional de Obesidade e Diabetes (INCT-CNPq).

Downloads

Publicado

2015-12-31

Edição

Seção

PROTOCOLOS DE CONDUTA