Efeitos do uso da cinta abdominal em pacientes com traumatismo raquimedular<br>doi: 10.20513/2447-6595.2016v56n2p10-15

Autores

  • Carla Lopes Colaço Universidade de Fortaleza
  • Maria Ayrtes Ximenes Ponte Colaço Universidade de Fortaleza
  • Ingrid Correia Nogueira Universidade Federal do Ceará
  • Nydia de Sousa Costa Universidade de Fortaleza
  • Nicole Soares Oliver Cruz Universidade de Fortaleza
  • Ana Paula Vasconcellos Abdon Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2016v56n2p10-15

Palavras-chave:

Fisioterapia. Medula espinhal. Sistema Respiratório.

Resumo

Objetivo: Analisar os efeitos do uso da cinta abdominal elástica (CAE) em pacientes com traumatismo raquimedular (TRM). Métodos: Estudo quantitativo, do tipo intervencionista, realizado com 16 pacientes diagnosticados com lesão raquimedular a nível de C3-T3, faixa etária entre 18 e 50 anos, selecionados independente do sexo e do fator causal do trauma. Todos passaram por uma avaliação funcional antes e após 10 minutos de utilização da CAE. Resultados: Todos os pacientes eram do sexo masculino e as principais causas de trauma foram acidente de moto e projétil por arma de fogo. A idade média foi de 31,70 ± 8,16 anos, onde 60% dos pacientes tinham entre 18 a 30 anos e maior ocorrência de lesão entre C3 a C5 foram encontradas em 6 pacientes (60%). Houve aumento significativo da força dos músculos respiratórios de 29,70 cmH2O na Pimáx (p=0,02) e de 14,80 cmH2O na Pemáx (p=0,06). Ocorreu melhora significativa no volume corrente (VC) de 56,6 ml (p=0,03), e no volume minuto (VM) de 2,41 L (p=0,05). Entretanto, não ocorreu alteração na frequência respiratória (p=0,13). Conclusão: Diante desses achados, a aplicação desse recurso pode auxiliar na recuperação funcional desses pacientes, reduzindo as alterações pulmonares e consequentemente, facilitando sua alta hospitalar.

Biografia do Autor

Carla Lopes Colaço, Universidade de Fortaleza

Fisioterapeuta pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), pós-graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela Faculdade Inspirar.

Maria Ayrtes Ximenes Ponte Colaço, Universidade de Fortaleza

Fisioterapeuta, Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Docente do curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza, Fisioterapeuta do Instituto Doutor José Frota (IJF), Diretora da Faculdade Inspirar

Ingrid Correia Nogueira, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza, Pós-graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela Faculdade Inspirar/Fortaleza, Mestrado em Saúde Coletiva pela UNIFOR e Doutorado em andamento em Ciências Médicas. Atualmente é coordenadora da Faculdade Inspirar Fortaleza, docente e/ou orientadora dos trabalhos de conclusão nesta instituição de Ensino, dos cursos de pós graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória, Fisioterapia em Terapia Intensiva, Fisioterapia Hospitalar e Fisioterapia em Uroginecologia Funcional. Pesquisadora do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes - Hospital do Coração de Messejana e do Laboratório de Respiração (RespLab) da Universidade Federal do Ceará .Tem experiência na área de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, metodologias ativas para o ensino aprendizagem, tecnologia e simulação em saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Ventilação mecânica invasiva e não invasiva, reabilitação cardíaca, Apneia do Sono, Hipertensão Arterial Sistêmica, Educação e saúde, inovação tecnológica em saúde, metodologias ativas, Transplante cardíaco , Qualidade de vida, Fadiga e Câncer de Pulmão.

Nydia de Sousa Costa, Universidade de Fortaleza

Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestranda em Ciências Médicas. Bolsista da FUNCAP. Pós-graduanda em Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória. Desenvolve pesquisas nas áreas de Cirurgia Cardiovascular Minimamente Invasiva; Transplante e Reabilitação Pulmonar; Ressecção de Pulmão; Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e Doença de Parkinson. Tem experiência em Reabilitação Cardiopulmonar e Geriátrica; Postorologia; Traumato-Ortopedia e Reumatologia. Colaboradora em pesquisas de doutorado da Universidade Federal do Ceará.

Nicole Soares Oliver Cruz, Universidade de Fortaleza

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (2010). Pós-Graduada em Fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva, pela Faculdade Redentor - RJ/Interfisio (2012). Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (2014). Atualmente doutoranda em Fisioterapia pela UFRN, atuando com a seguinte linha de pesquisa: Avaliação e Intervenção nos Sistemas Cardiovascular e Respiratório. Possui experiência como docente na disciplina de Fisiologia do Exercício e experiência assistencial na área da Fisioterapia Cardiorrespiratória, atuando principalmente na Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica de pacientes cardiopatas e obesos. Desenvolve pesquisas nas áreas de Reabilitação Cardiopulmonar, Reabilitação funcional do paciente obeso, Teste de Esforço Cardiopulmonar (Ergoespirometria), Testes de Esforço Submáximo e na Análise da cinética de oxigênio e cinética da frequência cardíaca.

Ana Paula Vasconcellos Abdon, Universidade de Fortaleza

Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Fortaleza (1997), Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2001) e Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) (2013). Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (2016) e do curso de graduação em Fisioterapia. Desenvolve pesquisas na área de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (Doenças Cerebrovasculares, Obesidade e Doenças Respiratórias Crônicas) e sua relação com a inatividade física. Disfunções do aparelho locomotor no adulto e idoso. Funcionalidade e Dor Crônica. Desde de 2013, coordena o Núcleo de Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde e exerce a função de Editora Chefe da Revista Brasileira em Promoção da Saúde. É líder do Grupo de Pesquisa Fisioterapia e Desempenho Humano e é pesquisadora no Grupo de Pesquisa Epidemiologia com linha "Análise da Situação de Saúde". Tem experiência na área de fisioterapia traumato-ortopédica, disfunção temporomandibular e postura. Avaliadora do MEC dos cursos de graduação em Fisioterapia (2007-2008).

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS