Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento<br>doi: 10.20513/2447-6595.2016v56n2p72

Autores

  • Ana Carolina Parente Viana Rodrigues Universidade Federal do Ceará
  • Álvaro Jorge Madeiro Leite Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2016v56n2p72

Palavras-chave:

Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Criança. Causas. Diagnóstico.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), com base em uma revisão bibliográfica, considerando as contribuições dos autores pesquisados para a conceituação e o entendimento mais aprofundado do distúrbio, oportunizando uma reflexão sobre o TDAH, buscando compreender o transtorno em suas causas, efeitos e formas de tratamento para amenizar seus sintomas. O TDAH vem ocupando lugar de destaque na vida dos pais e também de profissionais de saúde, sendo considerado o principal distúrbio psicológico em crianças. Estudos têm demonstrado que o TDAH aparece com maior frequência na primeira infância, em torno dos 3 anos de idade. O TDAH é um distúrbio neurofisiológico, com sinais de falta de atenção e impulsividade não adequadas ao nível de desenvolvimento, prejudiciais a aprendizagem em crianças, principalmente na idade escolar. Não existe marcador biológico para o TDAH, seu diagnóstico é clínico, baseado em entrevista com o paciente, pais, professores e pessoas que lidam com o portador. Este trabalho foi desenvolvido através de levantamento bibliográfico, obtidos por meio de livros e artigos de revistas científicas especializadas de conteúdo confiável.

Biografia do Autor

Ana Carolina Parente Viana Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

Médica Pediatra pela Residência Médica do Hospital Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará.

Álvaro Jorge Madeiro Leite, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor do Departamento de Saúde Materno Infantil, Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-12-22