Estado da arte da nosologia psiquiátrica: RDoC em debate
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2017v57n1p36-42Palavras-chave:
Transtornos mentais. Classificação. Diagnóstico.Resumo
Desde o lançamento do Research Domain Criteria (RDoC) pelo National Institute of Mental Health (NIMH) em 2009 o debate relacionado aos modelos de classificação dos transtornos mentais intensificou-se. A decepção diante dos insucessos parciais dos modelos até então utilizados motivou as lideranças do NIMH a propor um modelo alternativo que incluísse os avanços que a neurociência produziu nas últimas décadas, apontando para a necessidade de dar ênfase em uma psiquiatria translacional. A recepção dessa proposta entre pesquisadores e estudiosos no assunto foi bastante variada, mas de grande relevância para compreender o rumo que a psiquiatria está seguindo. Para a realização desse estudo foi feita pesquisa na base de dados do PubMed em busca de artigos em que se discute o RDoC. As publicações consistem em artigos originais, comentários em fóruns e editoriais de revistas científicas. Críticas negativas, de incentivo e sugestões foram igualmente apreciadas e tiveram a mesma relevância para esse estudo. A discordância entre os que se pronunciam se dá tanto no âmbito filosófico quanto prático, com análises de aspectos conceituais, metodológicos e de seu alcance e importância. O momento atual ainda é de muitas dúvidas e esperança em relação aos resultados que o RDoC promete entregar a longo e médio prazo.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.