Análise crítica das opções terapêuticas para deformidades do sulco lacrimal: revisão da literatura

Autores

  • William de Almeida Machado Universidade Federal do Ceará
  • Salustiano Gomes de Pinho Pessoa Universidade Federal do Ceará
  • Vitor Vasconcellos Muniz Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2017v57n1p43-47

Palavras-chave:

Cirurgia plástica. Revisão. Face. Olho. Envelhecimento.

Resumo

O sulco nasojugal, também conhecido como canal lacrimal, é um sulco cutâneo distinto que se estende inferolateralmente do canto medial até, aproximadamente, a linha pupilar média e se torna progressivamente mais proeminente com a idade. O contorno anormal de tecidos periorbitais resultam em uma área escura que denota a aparência cansada. A concavidade criada por esse sulco é comumente percebida como um círculo escuro abaixo do olho que é difícil de esconder com maquiagem. A atrofia óssea e gordurosa com a idade pode contribuir com a perda do suporte tecidual e descida da bochecha, que aprofunda o sulco lacrimal. O trabalho em questão tem como objetivo a revisão de literatura referente ao tratamento da deformidade do sulco lacrimal.

Biografia do Autor

William de Almeida Machado, Universidade Federal do Ceará

Médico Residente do Serviço de Cirurgia Plástica e Microcirurgia Reconstrutiva do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará. Membro Aspirante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP.

Salustiano Gomes de Pinho Pessoa, Universidade Federal do Ceará

Pós-Graduação Strictu Sensu - Doutorado – Unesp Botucatu/SP, conclusão dos créditos (1988), MBA pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde (2000), Mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará (2001), Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Supervisor do Serviço de Cirurgia Plástica e Microcirurgia Reconstrutiva da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Vitor Vasconcellos Muniz, Universidade Federal do Ceará

Pós-graduação em cirurgia plástica pela Universidade Federal do Ceara, Membro Titular da Sociedade de Cirurgia Plástica (SBCP), Preceptor do Serviço de Cirurgia Plástica e Microcirurgia Reconstrutiva da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2017-04-25

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO