Oxigenoterapia de alto fluxo nasal em paciente com fibrose pulmonar idiopática sob cuidados paliativos: relato de um caso

Autores

  • Francisca Soraya Lima Silva Universidade Federal do Ceará
  • Patriciane Hedwiges Barreto Universidade Federal do Ceará
  • Renata dos Santos de Vasconcelos Hospital Universitário Walter Cantídio
  • Raquel Pinto Sales Hospital Universitário Walter Cantidio
  • Andréa da Nóbrega Cirino Nogueira Universidade Federal do Ceará
  • Marcelo Alcantara Holanda Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2017v57n1p69-72

Palavras-chave:

Oxigenoterapia. Fibrose pulmonar. Cuidados paliativos.

Resumo

Objetivo: avaliar o uso da terapia de Alto Fluxo Nasal (AFN) em uma paciente com Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI) sob cuidados paliativos. Relato de caso: mulher de 70 anos, admitida em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por insuficiência respiratória hipoxêmica grave por FPI em estágio avançado, sem indicação de intubação traqueal. Inicialmente tratada com Ventilação Não Invasiva (VNI) intercalando com máscara reservatório de oxigênio (O2), porém com baixa tolerância. Mesmo com a máscara reservatório de O2 apresentou frequência respiratória (f) de 40rpm, saturação periférica de O2 (SpO2) de 58%, frequência cardíaca (FC) de 135 bpm, pressão arterial (PA) 175x85 mmHg. A gasometria arterial revelou PaO2 de 36mmHg e SaO2 de 72%. Optou-se por usar o AFN pelo sistema Optiflow™ Fisher & Paykel® com fluxo de 30 l/min de O2 e temperatura de 37°C. Após 30 minutos houve resposta clínica imediata, apresentou: f = 30rpm, FC = 127 bpm, PA = 156x69 mmHg, SpO2 = 80%, PaO2 = 46mmHg e SaO2 = 83%. Após 24 horas apresentou PaO2 = 56mmHg e SaO2 = 90%, sem alteração de pH. Conclusão: o AFN foi importante para o melhora da oxigenação e conforto da paciente do caso relatado, garantindo além da melhora clínica, uma morte tranquila com a redução dos sintomas respiratórios.

Biografia do Autor

Francisca Soraya Lima Silva, Universidade Federal do Ceará

Fisioterapeuta formada pela Universidade de Fortaleza (2013). Especialização em Terapia Intensiva pela Faculdade Farias Brito (2015). Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva pelo Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (2016).

Patriciane Hedwiges Barreto, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Fisioterapia pela Faculdades Nordeste - FANOR-DEVRY BRASIL (2013), Extensão em Reabilitação Pulmonar e Cardiovascular no Hospital Universitário Walter Cantídio pela Universidade Federal do Ceará (2015), Residência em atenção hospitalar com ênfase em Terapia Intensiva no Hospital Universitário Walter Cantídio pela Universidade Federal do Ceará (2016), Mestranda em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará, Pesquisadora integrante do Laboratório de Gastroenterologia LABGASTRO (UFC).

Renata dos Santos de Vasconcelos, Hospital Universitário Walter Cantídio

Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza; Especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva (INSPIRAR), Residência em Fisioterapia Hospitalar (HUWC/UFC), Pesquisadora integrande do Laboratório da Respiração RESPLAB (UFC), Mestre em Ciências Médicas pela UFC, Doutoranda em Ciências Médicas pela UFC.

Raquel Pinto Sales, Hospital Universitário Walter Cantidio

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Estácio do Ceará, Residência em Fisioterapia Hospitalar do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) _ Universidade Federal do Ceará - UFC, Pesquisadora integrande do Laboratório da Respiração RESPLAB, vinculado ao Programa de Pós-Graduação de Ciências Médicas do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Ciências Médicas pela UFC; Fisioterapeuta do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC).

Andréa da Nóbrega Cirino Nogueira, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (1997), Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela Universidade de Fortaleza (2004), Mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará (2009) e é Doutoranda em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Professor Assistente III do Centro Universitário Estácio do Ceará, fisioterapeuta da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Coordena a Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde, do Complexo dos Hospitais Universitários, da UFC. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos do Centro Universitário Estácio do Ceará e do Hospital Universitário Walter Cantidio da UFC. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Cardiorrespiratória, Terapia Intensiva, Reabilitação, Ventilação Mecânica e Ergonomia.

Marcelo Alcantara Holanda, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1991), com residência médica (1995) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (1998) é professor associado de Terapia Intensiva e Pneumologia do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal do Ceará. Coordena o Laboratório da Respiração (RespLab) no Centro de Biomedicina da UFC, onde desenvolve pesquisas nas áreas de Ventilação mecânica e de análises de imagens do tórax em parceria com o Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC. Coordena o Centro de Terapia Intensiva do Hospital Monte Klinikum. Possui larga experiência no ensino e treinamento em suporte ventilatório mecânico em cursos regionais, nacionais e internacionais nesta área. É o criador e desenvolvedor do simulador virtual de ventilação mecânica, o programa xlung, voltado especificamente para o ensino do tema a estudantes e profissionais de saúde (www.xlung.net). É fundador e sócio proprietário da empresa XLUNG para desenvolvimento de softwares na área de educação em saúde. É presidente da Sociedade Cearense de Terapia Intensiva (SOCETI) no biênio 2016-17.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Edição

Seção

RELATOS DE CASO