Anterior transperitoneal laparoscopic gonadectomy in a patient with complete androgen insensitivity syndrome (CAIS): case report and surgical technique

Autores

  • Kathiane Lustosa Augusto Maternidade Escola Assis Chateaubriand (UFC), Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Thaís Fontes de Magalhães Universidade Federal do Ceará (UFC) http://orcid.org/0000-0003-4148-2571
  • Letícia Matoso Freire Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Flora Cruz de Almeida Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Leonardo Robson Pinheiro Sobreira Bezerra Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2017v57n3p66-69

Palavras-chave:

Laparoscopy. Androgens. Urogenital system.

Resumo

Introdução: a síndrome de insensibilidade aos andrógenos completa resulta de uma mutação ligada ao X que causa fenótipo feminino, mesmo com a vigência de níveis de andrógenos séricos anormais. Pacientes tem um cariótipo 46,XY, genitália externa feminina, testículos ectópicos e ausência de vestígios do ducto de Müller. Relato de Caso: apresentamos aqui o caso clínico e procedimento cirúrgico de uma paciente de 28 anos que se submeteu à gonadectomia laparoscópica para evitar o desenvolvimento de neoplasias testiculares malignas. Conclusão: a laparoscopia permite a remoção gonadal com as vantagens relacionadas aos procedimentos minimamente invasivos.

Biografia do Autor

  • Kathiane Lustosa Augusto, Maternidade Escola Assis Chateaubriand (UFC), Universidade Federal do Ceará (UFC)
    Médica, Mestre em Cirurgia, Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Thaís Fontes de Magalhães, Universidade Federal do Ceará (UFC)
    Médica, Pós-Graduanda do Departamento de Cirurgia, Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Letícia Matoso Freire, Universidade Federal do Ceará (UFC)
    Acadêmica de Medicina, Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Flora Cruz de Almeida, Universidade Federal do Ceará (UFC)
    Acadêmica de Medicina, Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Leonardo Robson Pinheiro Sobreira Bezerra, Universidade Federal do Ceará (UFC)
    Professor do Magistério Superior, Adjunto-A da Universidade Federal do Ceará,40h, Departamento de Saúde Materno-infanti (2014)l. Professor da Pós Graduação em Cirurgia da Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Supervisor da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Escola Assis Chateubriand da UFC. Ocupa o cargo junto à Gerência de Atenção à Saúde, do Hospital, Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, da Universidade Federal do Ceará, filial da Ebserh. Foi membro da Comissão de Ensino e Avaliação da FEBRASGO-AMB. Possui Doutorado em Ciências da saúde (Ginecologia) (2006) e Mestrado em Ciências da saúde (2002) ambos pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo com área de concentração em Uroginecologia e Cirurgia Vaginal. Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1995) e Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal do Ceará (1999). Título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia TEGO (1999) e Certificado de Atuação em Urodinâmica e Uretrocistoscopia (2001). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia, atuando em Uroginecologia e disfunção do assoalho pélvico, Laparoscopia Ginecológica, Cirurgia Vaginal, Endometriose, Prolapso geital, incontinência urinária feminina, urodinâmica feminina.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Edição

Seção

RELATOS DE CASO