Anterior transperitoneal laparoscopic gonadectomy in a patient with complete androgen insensitivity syndrome (CAIS): case report and surgical technique
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2017v57n3p66-69Palavras-chave:
Laparoscopy. Androgens. Urogenital system.Resumo
Introdução: a síndrome de insensibilidade aos andrógenos completa resulta de uma mutação ligada ao X que causa fenótipo feminino, mesmo com a vigência de níveis de andrógenos séricos anormais. Pacientes tem um cariótipo 46,XY, genitália externa feminina, testículos ectópicos e ausência de vestígios do ducto de Müller. Relato de Caso: apresentamos aqui o caso clínico e procedimento cirúrgico de uma paciente de 28 anos que se submeteu à gonadectomia laparoscópica para evitar o desenvolvimento de neoplasias testiculares malignas. Conclusão: a laparoscopia permite a remoção gonadal com as vantagens relacionadas aos procedimentos minimamente invasivos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.