Protocolo do Hospital Universitário Walter Cantídio para avaliação de cardiotoxicidade em pacientes submetidos à quimioterapia
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2018v58n2p75-85Palavras-chave:
Câncer, Cardiotoxicidade, Ecocardiografia, Torção mecânicaResumo
O câncer é um problema de saúde pública. Apesar disso, é inegável que novas ferramentas diagnósticas em combinação com novas terapias, regimes de tratamento mais intensivos e melhores cuidados de suporte aumentaram a expectativa de vida dos pacientes portadores dessa enfermidade. Com o aumento da taxa de sobrevida nesses pacientes, houve um aumento, em paralelo, dos efeitos cardíacos adversos provocados pelas novas terapias. Atualmente, observa-se uma mudança no paradigma em relação ao prognóstico do paciente oncológico, que passa a ser visto como um portador de uma doença crônica. O presente protocolo tem como objetivo reduzir os riscos da cardiotoxicidade do tratamento quimioterápico, bem como disseminar recomendações práticas para a monitorização da função cardiovascular antes, durante e após o tratamento do paciente. Através da realização de ecodopplercardiogramas com strain seriados e dosagem de troponina antes e após os ciclos quimioterápicos, os pacientes serão seguidos, conjuntamente, no ambulatório de cardiologia e no serviço de oncologia para avaliação e tomada de decisões clínicas, no intuito de prevenir e oferecer tratamento precoce à cardiotoxicidade induzida por quimioterápicos, de acordo com fluxograma desenvolvido.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.