Perfil dos cuidadores de pacientes com transtornos mentais do Hospital Universitário Walter Cantídio
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2018v58n2p14-18Palavras-chave:
Cuidadores, Perfil de saúde, Saúde mentalResumo
Objetivo: determinar o perfil dos cuidadores de pacientes com transtornos mentais acompanhados em ambulatórios de Psiquiatria Geral. Metodologia: estudo transversal realizado durante novembro e dezembro de 2016, sendo incluídos no estudo os cuidadores maiores de 18 anos que preenchiam a definição de cuidador informal. Eles responderam a um questionário sobre dados gerais e a sua função de cuidador. Os dados foram tabelados e analisados com o auxílio do Microsoft Excel® for Windows 2010. Foram respeitados os princípios para os procedimentos éticos em pesquisas. Resultados: foram entrevistados 68 cuidadores. Notou‑se predomínio do sexo feminino (80,9%), ausência de orientações sobre a evolução dos transtornos apresentados (52,9%) e falta de instruções sobre como auxiliar o paciente em casa (64,7%). Os diagnósticos psiquiátricos mais comuns nos pacientes acompanhados foram depressão (33,8%), transtornos psicóticos (30,9%) e transtorno afetivo bipolar (10,3%). As principais responsabilidades dos cuidadores envolviam comparecimento a consultas (96,6%). Conclusão: percebe-se que ainda há carência de informações sobre transtornos mentais e sobre como manejar as dificuldades do cotidiano do paciente psiquiátrico. Com este perfil, podemos elaborar estratégias para fornecer mais atenção aos cuidadores e assim ajudá-los a lidar com os obstáculos associados aos transtornos mentais, diminuindo sua sobrecarga e proporcionando melhor cuidado ao paciente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.